Já percebeu como de tempos em tempos, uma tendência gastronômica surge e rouba o cenário? Já foi a vez do açaí, dos cupcakes, das paletas mexicanas… De uns tempos para cá, talvez você tenha reparado nas bolinhas de tapioca em bebidas.
Em certos lugares, é até difícil virar para o lado e não ver alguém bebendo alguma coisa sem as tais bolinhas gelatinosas, chamadas de Bubble Tea, que significa Chá de Bolhas, devido ao efeito que fazem dentro da bebida.
Essas bolinhas no inglês são chamadas de Tapioca Balls e em português é também muito conhecida como sagu de tapioca, mas não confunda com o sagu extraído do saguzeiro que é uma palmeira e muito utilizado na culinária do Extremo Oriente.
Enquanto o genuíno sagu é feito a partir do amido processado do tronco do saguzeiro, as bolinhas de tapioca são feitas a partir da fécula da mandioca. Além de serem chamadas de sagu de tapioca e bolinhas de tapioca, também podem ser conhecidas por pérolas de tapioca.
Um Ingrediente Um Tanto Especial
Só tem mais um detalhe. Percebeu que as bolinhas de tapioca que são utilizadas no famoso bubble tea que vemos por aí tem uma aparência mais escura?
Então, esse ingrediente especial é um pouco diferente do sagu de tapioca que expliquei acima e que é encontrado facilmente no Brasil.
As bolinhas do bubble tea, também apelidado de Boba, são importadas de Taiwan e aromatizadas com maple syrup e açúcar mascavo, ou seja, elas são perfeitas para se unir a diferentes chás. Nessa tonalidade e sabor, também pode ser chamada de pobá.
Agora que já está tudo esclarecido, vou chamar a partir de agora de pobá, pois especifica exatamente a bolinha de tapioca negra do Taiwan.
Não pense que é apenas chá e pobá, isso era na década de 80, quando o Boba foi criado. Hoje existe uma infinidade de sabores e ingredientes que você pode escolher.
Essa versão mais moderna de uma bebida tão tradicional, o chá, que pode variar entre o preto, verde, hibisco ou outros e misturar a diversos complementos como leite, leite de amêndoa, leite de coco, suco de frutas e etc.
A bebida costuma ser servida com um canudo grosso e na medida em que você puxa a bebida, as bolinhas sobem e criam uma textura gostosa na boca.
Boba é a uma explosão de sabor e vale muito a pena experimentar, mas antes que você exagere, lembre-se que não é porque carrega a palavra chá (tea) que está liberado.
O sagu de tapioca é carboidrato, foi combinado a xarope e açúcar e acrescido a uma bebida que mesmo sendo composta de chá, leva outros ingredientes talvez menos inofensivos mas pode acabar se tornando uma bomba de açúcar. Com moderação e atenção nas escolhas, é só diversão.
Para Todos os Gostos
A partir do Bubble Tea, foram criadas versões para todos os gostos, até para os que não não curtem chás. Para quem prefere uma bebida mais semelhante a uma sobremesa, você pode optar pelos smoothies, que além de não incluir o chá, é mais cremoso. Para agradar a esse público, existem versões que usam iogurte como base.
Os amantes de café não foram deixados de fora, as grandes cafeterias aqui do Japão também estão vendendo o Tapioca Latte.
E eu como barista também quis criar a minha própria versão gelada e cremosa de todo esse sucesso. Elaborei uma deliciosa combinação de café com leite de coco com um leve toque cítrico que se harmoniza perfeitamente com o pobá.
Estou ansiosa para a minha próxima turma do Curso de Barista, onde compartilharei essa receita com os meus alunos e eu espero que faça muito sucesso na turma.
- O que é ser Barista? Saiba mais sobre essa profissão apaixonante.
- Como ter sucesso no ramo da Cafeteria?
- Você já ouviu falar da cafeteira French Press?
- Porque não comprar café moído?
Permalink
Teacher adorei o artigo! Sempre nos brindando com muitas dicas! Thanks and kisses
Permalink
Oi Livia que bom que gostou, fico feliz! É um prazer escrever para vocês. Estamos juntas. Latte Art chegando (*.*)////