World of Coffee: A Maior Feira de Café da Europa

A segunda bebida mais consumida do mundo que perde apenas para a água mineral não é mais só um simples café fresquinho. E os responsáveis em deixar essa bebida cada dia ainda mais interessante somos nós: os Baristas.

Uma palavra que nos confunde um pouco porque parece ter mais a ver com bar do que com café. E é realmente isso, em italiano barista significa atendentes de bar e eles entre um e outro drink alcóolico preparavam alguns com café.

Essa conotação mudou entre as décadas de 80 e 90 quando o café ganhou um destaque maior atraindo ainda mais apaixonados. E de lá pra cá, cada vez ouvimos falar mais sobre essa profissão que me conquistou e que revolucionou a forma como as pessoas passaram a enxergar e degustar essa deliciosa bebida.

Hoje o barista está para o café assim como o sommelier está para o vinho. Nós estudamos desde a matéria prima, a diferenciar os grãos, entender a torra e a fazer combinações com frutas ou outras bebidas.

O café vai além da qualidade e sabor, é uma arte pois existe todo um cuidado na apresentação dessa aromática bebida. Seja como hobby ou profissão, você só terá sucesso e bons resultados se além da paixão, você se dedicar, treinar muito e não economizar na criatividade.

Um Aromático Encontro

Dos dias 06/06 a 08/06, estive no World of Coffee, uma feira realizada anualmente na Europa, organizada pela Specialty Coffee Association. Cada ano acontece, sempre no mês de junho em uma cidade européia diferente e a escolhida dessa edição foi a linda Berlim. Eu me apaixonei por essa cidade e escrevi um artigo exclusivo sobre ela. Saiba mais>>>

Esse evento que recebe visitantes de mais de 80 países é o principal encontro do setor do café no continente Europeu e conta com uma extensa programação de formações, treinamentos e palestras e fórum sobre sustentabilidade.

Este ano foi maior do que nunca, contando com mais de 300 expositores em três Salas de Expositores, duas Aldeias de Torrefação, Melhor Novo Produto, Laboratório de Design, Campeonato Mundial de Café, entre outras atividades. É um evento dirigido ao setor empresarial do café.

Primeira vez num evento de Café como Blogueira

Eu já trabalhei como voluntária nesses eventos, mas este ano fiquei totalmente a disposição dos meus alunos, para auxiliá-los no que precisassem e infelizmente não foi possível encontrar o barista Dritan Alsela, uma referência na arte do café. Os pavilhões eram enormes e houve um desencontro ali.

Talentos pelo Mundo

A World Coffee Events (WCE), visando valorizar e incentivar o trabalho dos baristas que buscam excelência na preparação do café, realiza anualmente o Campeonato Mundial de Baristas (World Barista Championship).

A primeira edição foi em 2000 na cidade de Montecarlo na Itália, com apenas 12 participantes e com o passar dos anos, tornou-se a mais importante competição internacional do ramo.

Diversos países já tiveram seus talentosos baristas premiados:

Os asiáticos sempre estão presentes nos pódios de premiação, mas como visto o Japão foi o primeiro país asiático a vencer um Mundial de Baristas, em 2014, com Hidenori Izaki. Nos anos de 2016 e 2017, o país ficou com o vice-campeonato.

Hidenori Izaki em Rimini, na Itália

Em 2018, não foi só a primeira vez da Polônia como foi a primeira vez que uma mulher venceu o campeonato, que até então era liderada apenas por homens. Essa edição aconteceu em Amsterdã e com uma apresentação muito minimalista, com poucos objetos na mesa dos juízes, Agnieszka Rojewska, uma barista independente conquistou o prêmio.

Agnieszka Rojewska, a primeira mulher a faturar o prêmio na história do mundial.

Neste ano, novamente teve o campeonato vencido por uma mulher que também levou o seu país, a Coréia do Sul a ter a liderança pela primeira vez. Jooyeon Jeon, da Momos Coffee se tornou a melhor barista do mundo.

A campeã Jooyeon Jeon era a favorita desse ano.

A avaliação dos resultados é decidida por juízes certificados pela empresa organizadora do evento, que observam o desempenho do barista em quesitos como sabor da bebida, limpeza, criatividade, habilidade técnica e apresentação geral. 
Atualmente são mais de 50 competidores sendo avaliados no preparo de 4 tipos de cada bebida:
– 4 expressos;
– 4 bebidas lácteas;
– 4 bebidas de assinaturas originais.

O barista deve realizar essa prova em uma performance com música, dentro de 15 minutos. Os 15 mais bem classificados, juntamente com o campeão de Wild Card do Team Competition, irão para a fase semifinal. Nesta fase, dos 15 competidores, 6 vão para a final disputar o título mundial.

Assim como um esporte, ser barista requer dedicação e treino. É explorar o que grão tem de melhor a oferecer entre doçura, aroma, acidez e amargor. E através de eventos como esses que o barista ganha cada vez mais espaço e reconhecimento.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *