O que é ser um(a) Barista?

Tecnicamente falando, Barista é o profissional especializado em Café e todo este universo dos grãos. Só quem já teve contato com esta profissão sabe que o trabalho vai muito além de criar receitas e inovar nos sabores!

Existe um “q” a mais neste trabalho, que é o de servir o café da melhor forma possível e despertar sabor, emoção e sensação em todos os clientes.

Photo: Shutterstock

Você já ouviu falar que um café pode mudar seu dia? 

Então, esta é a nossa função! Para ser um bom Barista, exige-se muito estudo e treino, mas o resultado é gratificante quando oferecemos o nosso melhor dentro de uma xícara.

Ser Barista é isso,  é envolver-se na causa de fazer as pessoas mais felizes e torna-las mais leves. 

O que deve ser aprendido?

Você se identificou com este trabalho e está pensando em aprofundar seus conhecimentos no assunto, saiba que a minha Escola (com sede no Japão) é especializada nisso.  Visite a nossa home page: http://www.siamtravel-school.com

Para iniciantes, existe a opção de aprendizado de 16 horas – um curso que pode ser feito em um único final de semana. Em geral, aprende-se sobre:
– A história do café como um todo;
– Espécies existentes de café;
– Como funciona o processo de cultivo, tipos e preparo dos grãos;
– Métodos de preparo da bebida, desde os manuais até em máquinas profissionais;
– Entendimento da vaporização, tipos de leite e um total de 20 tipos de bebidas.

Latte Arte é outro curso e necessário ter concluído o curso de Barista. Eu costumo dizer que com o latte arte, o profissional do café demonstra todo o seu afeto.

Como está o Mercado do Brasil?

Até certo tempo, a profissão era mais valorizada no exterior que em nosso próprio país, pela ausência de lugares especializados em servir bons cafés. Mas de uns tempos para cá, a realidade é outra, completamente diferente!

Cada vez mais, são oferecidas vagas no ramo e dificilmente encontram-se profissionais qualificados. As principais oportunidades de emprego estão concentradas em capitais, sendo sua grande maioria em São Paulo.

Exige-se estudo, conhecimento e muito amor pela profissão! Os salários podem variar, mas em geral por volta de R$1.500,00 e claro… quanto mais experiente for, obviamente mais receberá! 

Bons motivos para se tornar um bom Barista. Embora eu seja “suspeita” para falar sobre o assunto, a profissão de Barista pode te trazer uma série de vantagens, não só financeiras, e eu sempre repito isso em sala de aula: o café mudou a minha vida!”

Pense que terá a oportunidade, todos os dias, de oferecer uma boa bebida a centena de pessoas e mudar o humor de cada uma delas. E ainda há uma grande chance de ser lembrado para sempre, pelo excelente café servido.

Além disso, um Barista tem a oportunidade de especializar-se constantemente, aproveitando-se de eventos que acontecem regularmente em vários cantos do mundo para conseguir aprender um pouquinho mais.

 Embora cada cultura guarde um traço distinto, o café seria uma boa forma de unir todos os povos. Você terá ainda a chance de crescer pessoal e profissionalmente!

Quais os Benefícios do Café para a Saúde? 

Agora que já conversamos sobre a parte gratificante de trabalhar como Barista, acho válido te mostrar alguns dados sobre o benefício do café. Diversos estudos científicos já comprovaram que o café (quando consumido moderadamente) pode ter uma série de impactos positivos na saúde.

Portando, além de arrancar sorrisos e deixar as pessoas mais felizes, sendo Barista você também é capaz de torná-las mais saudáveis!
Bacana, não? Como são muitos pontos, eu decidi elencar apenas os principais:

1) Diminui a chance de diabetes

Em um estudo realizado com mulheres, cada uma delas consumia uma xícara de 150 ml de café ao dia. Neste grupo, houve uma redução de 7% na chance de desenvolver diabetes. Incrível, né?

2) Diminui as chances de AVC

Outro estudo também comprovou que indivíduos que consumiam moderadas quantidades de café diariamente, tinham chance reduzida de ter AVC (acidente vascular cerebral).

3) Aumento do rendimento diário

Já se comprovou também que o café consegue aumentar a atenção e concentração, melhorando a atividade intelectual dos indivíduos.

Por isso uma xícara de café é indispensável todas as manhãs!
Sem falar nos cafezinhos que são servidos durante reuniões de trabalho, após o almoço, e em diversos outros lugares.

4) Redução do Parkinsonismo

A doença de Parkinson ainda não foi muito bem esclarecida, mas sabe-se o quanto impacta na qualidade de vida dos pacientes. Uma das formas de amenizar seus sintomas é através da ingestão de café.

É muita coisa boa junto, não é? Venha fazer parte do nosso time. Acesse aqui o nosso site.

O segredo é ACREDITAR no que você faz. E com amor.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *