O Sonho de um Café: A História da Malilelu Coffee

“Diferente das outras histórias dos meus alunos compartilhadas aqui no blog, esta foi contada pela minha própria aluna”

O meu nome é Licélia Betteti e moro no Japão há 14 anos, na cidade de Hiroshima. O meu amor pelo café nasceu das lembranças afetivas de momentos especiais em família, quando meu saudoso pai preparava cada xícara com carinho.

Ao chegar ao Japão, tive acesso ao que considero o melhor em se tratando de café. Foi então que, navegando pelo Facebook, encontrei um anúncio da professora Rose sobre um Curso de Barista.

Meu interesse foi imediato e entrei em contato. Ali, sem perceber, começava a se formar na minha mente e no meu coração a Malilelu Coffee.

O sonho começou no coração, passou para um rascunho no papel e hoje é o nosso projeto de vida se realizando.

AS ETAPAS PARA O TÃO SONHADO CURSO DE BARISTA

As facilidades para realizar o curso eram muitas, mas, como muitos de nós fazemos, foquei nas dificuldades: falta de dinheiro, tempo escasso, longa distância… Sempre encontramos desculpas para adiar os nossos sonhos.

O que não percebemos é que sempre temos algo ao nosso favor. O mais importante é o sonho, a ideia, o desejo. Mas, se não colocarmos em prática, ele continuará sendo apenas um desejo.

Foi assim que, há dez anos, paguei a primeira parcela do curso. Infelizmente, não consegui pagar a segunda e achei mais fácil desistir do que buscar soluções para tornar meu sonho realidade.

O tempo passou e minha vida tomou diversos rumos, mas tudo contribuía para o meu crescimento. Então, quase uma década depois, vi novamente um convite da professora Rose (ela não esqueceu de mim e nem da parcela paga há 10 anos atrás) para o curso.

Naquele momento, eu já não era a mesma Licélia. Minha mentalidade havia mudado. Fui confiante, perseverante e audaciosa. Finalmente, viajei para Tóquio para fazer o Curso de Barista. Meu sonho estava se tornando realidade.

O PRIMEIRO DIA DE CURSO

Foi emocionante! Conhecer pessoalmente a professora Rose, sentir o carinho com que ela explicava e ensinava sobre o café… Lembro-me da felicidade imensa ao acessar um mundo repleto de sabores e aromas. Meus olhos marejavam de emoção.

Momentos de um curso transformador….

Minha turma era eclética: uma mãe e filha que pareciam irmãs e tinham muitos planos, um jovem empreendedor, uma senhora que queria se preparar para trabalhar no Brasil, entre outros colegas queridos.

Durante o curso, fui surpreendida pelo conhecimento adquirido. Passei a enxergar o café como uma matéria-prima nobre, cheia de nuances de aroma, sabor, cor e harmonia. Um universo encantador, que nos tira da mesmice e nos apresenta possibilidades infinitas.

E mesmo após longas horas na escola, ainda continuávamos juntos.

O CAFÉ NA MINHA VIDA

Sou apaixonada por café e gosto dele de diversas formas. Meu consumo mais frequente é do café coado, com torra média escura. A Malilelu Coffee ainda está se adaptando, então não trabalhamos com café espresso.

Utilizamos grãos brasileiros, mas ainda não temos um blend próprio. Trabalhar com café aguça minha imaginação e me faz querer explorar misturas e descobrir novos sabores.

O espaço é pequeno mas o Malilelu Coffee surpreende com um menu variado e cheio de sabor.

Os clientes, em sua maioria japoneses, costumam pedir um café puro, quente ou frio, dependendo da estação. Como acompanhamento, o item mais vendido é a tapioca recheada, uma opção pouco comum por aqui.

Além disso, no lunch time oferecemos um prato especial chamado Baião de Dois, uma versão do arroz frito japonês (ちゃはん), preparado com arroz, feijão, carnes, bacon, linguiça e especiarias brasileiras, salpicado com farinha de mandioca.

CONSTRUINDO UM SONHO

A Malilelu Coffee nasceu de um sonho e hoje é uma realidade. O espaço, apesar de pequeno, foi projetado com muito carinho. Temos capacidade para 20 pessoas, uma cozinha simples e um balcão acolhedor.

A segunda etapa do nosso sonho e um lindo começo em família…

Meu esposo e eu construímos cada detalhe, contando com o incentivo de um casal de amigos. O espaço conta ainda com um jardim e um deck, e a decoração é composta por objetos reciclados, cada um com uma história única de amigos que contribuíram para tornar esse sonho ainda mais bonito.

Ainda estamos em construção e sempre estaremos. Nossa intenção é evoluir e melhorar continuamente para servir com qualidade e alegria.

Com muita criatividade e materiais reciclados, o Malilelu Coffee, em Hiroshima, é a realização de um sonho.

OS DESAFIOS E AS CONQUISTAS

Abrir o Coffee, burocraticamente falando, não foi difícil, pois seguimos todas as exigências dos órgãos reguladores. As licenças da vigilância sanitária são concedidas para estabelecimentos que seguem as regras, e os valores pagos são acessíveis.

Nossa maior dificuldade foi encontrar um local adequado com um aluguel negociável, pois os preços de pontos comerciais no Japão são muito altos.

Mas, hoje, trabalho com o que amo e tenho um calendário tranquilo.

Fechamos a loja às segundas e terças-feiras – das 10:30 às 20:00 – mas mensalmente divulgamos nosso calendário nas redes sociais, pois participo de outros projetos interligados ao café, como aulas de culinária, eventos, feiras e mercados.

Uma Mensagem para Você (ainda a Licélia por aqui):

“O tempo é uma ilusão. Somos eternos e temos poder sobre tudo. Esse tudo está dentro de nós mesmos. Então, não importa quando, onde ou com quem. O importante é VOCÊ! Você pode. Você consegue. Você merece. Você decide. Você escolhe. Você faz acontecer o seu sonho. Com uma ressalva: abuse da GRATIDÃO. Tudo e todos ao seu redor fazem parte da sua realização.”

#entrecafeseviagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *