Para toda história, existe um começo. Desde 2008, eu viajava sozinha para os mundiais de Barista. Estava vivendo o meu sonho. Até que no mundial de Dublin em 2016, eu tive a oportunidade de levar pela primeira vez um pequeno grupo de alunas para o evento que acontece uma vez ao ano.
Para quem não sabe, eu trabalhei organizando viagens em grupo desde 2006 para a Tailândia e Índia, mas esse foi o primeiro grupo para um mundial. Além de ser ótima novidade para mim, também seria para elas, pois estariam tendo a oportunidade de acompanhar de perto tudo o que acontece nesses eventos.
Eu tinha certeza que elas retornariam para o Japão com um novo olhar sobre o mundo do café…essa era a minha principal motivação.
Em um evento como esse podemos ver profissionais que são destaques no mundo do café e esse seria então um contato muito maior e próximo na área. Isso fez com que eu quisesse que tudo saísse perfeito para que elas aproveitassem ao máximo essa experiência.
Então pensei em encomendar camisetas para que usássemos como uniforme. Infelizmente, devido à proximidade do verão e eventos na época, todas as empresas de confecção não estavam mais recebendo pedidos para a data que eu precisava. Como seriam usadas por poucos dias e eu não queria deixar de fazê-las, comprei adesivos auto colantes que aderem ao tecido com o calor do ferro elétrico.
Não foi como eu planejei, mas foi a solução mais rápida e viável para o momento e ficou bem bonito não é? Mesmo o resultado em relação à qualidade não sendo como eu gostaria, tivemos as nossas camisetas para marcar aquele momento tão especial e que marcou a nossa entrada em Dublin, encantando inclusive o agente da imigração.
- O que é ser Barista? Saiba mais sobre essa profissão apaixonante.
- Como ter sucesso no ramo da Cafeteria?
- Você já ouviu falar da cafeteira French Press?
- Porque não comprar café moído?
No ano seguinte, em 2017, o mundial foi em Seoul e fui com um grupo maior de alunos, maior e muuuuito divertido. Que saudades dessa viagem! Pensa numa viagem boa, onde tudo saiu “redondinho”.
As camisetas foram estampadas com o tema do evento, exatamente como eu queria e foi uma surpresa para os alunos. Ai ai, quando vejo essa foto me dá um meu coração fica estufado. Eu sempre digo que os meus alunos são a melhor parte de mim.
Em 2018, para o mundial em Amsterdam fiz uma nova camiseta, claro, especialmente para o evento. Já não era surpresa para os alunos ganha-la e eles estavam a espera para recebe-la no aeroporto. E assim tem sido até hoje, uma camiseta para cada mundial e com uma arte diferente.
- Um pouco de Amsterdã, que sediou o campeonato de baristas em 2018
- World of Coffee em Berlim,a maior feira de Café da Europa
Cada Camiseta Representa uma História
Este ano foi ainda mais especial, pois por ser o meu primeiro ano com este Blog, meu xodózinho, usei a logomarca dele que deu um trabalhão para chegar à esse resultado final e me emocionei muito ao ver a peça pronta.
Cada camiseta representa uma história. A primeira mesmo feita de forma mais amadora, mostra o início e que quando realmente queremos algo, fazemos dar certo.
As outras já feitas de forma planejada, foram criadas especialmente para cada evento. A deste ano não podia deixar de homenagear o blog.
Nem todos os meus alunos tem a possibilidade de viajar e acompanhar comigo os eventos, porém alguns pediram para fazer uma camiseta que eles tivessem orgulho de exibir após o curso.
Foram vários dias até decidir como seria a estampa que encantaria, qual o melhor tecido mas valeu a pena o tempo de espera. O resultado ficou lindo, ela faz muito sucesso entre os alunos e por onde eles passam.
Algumas pessoas entram em contato para tentar comprá-la, porém no momento só a disponibilizo a venda para os meus alunos. Fico feliz e satisfeita com o sucesso da camiseta, mas adquirir uma não é só por achá-la bonita. Por trás de cada uma existe uma experiência, seja da viagem ou do meu curso.
Elas representam um momento de aprendizado, de crescimento e de expectativas. Vestir a nossa camisa é recordar toda evolução que vivemos como barista e continuar buscando pelos nossos ideais.