Eu sempre tive curiosidade em saber como era passar uma noite num hotel-cápsula.
Muitos alunos que vieram de fora estudar comigo, comentavam durante as aulas que após o curso iriam se aventurar por Tóquio e dormir nesse tipo de hotel por ser a opção mais econômica.
Vamos começar com o fato de que o Japão é um país bastante populoso. Por outro lado, Tóquio também é uma das maiores e mais caras cidades do mundo. O país é densamente povoado, e o que isso afeta?
Bem, praticamente tudo, mas a habitação vem provavelmente em primeiro lugar.
Por volta dos anos 60, os arquitetos japoneses sentiram a possibilidade de uma futura crise imobiliária, devido ao aumento da população, e começaram a desenvolver as idéias mais extraordinárias para enfrentar o problema.
E o primeiro hotel-cápsula do Japão abriu em Osaka em 1979, o Capsule Inn que ainda está ativo. É, na verdade, considerado um dos melhores do Japão, mas aceita somente homens.
Em vez de quartos em ambos os lados do corredor, as cápsulas do tamanho de uma cama estão empilhadas umas sobre as outras, lado a lado.
Por várias vezes eu pensei em reservar uma noite em um desses hotéis, mas no final sempre desistia, por medo. Já comentei em um artigo anterior que sou claustrofóbica e a idéia de ficar em um lugar fechado não me parecia nada atraente.
Mas há pouco tempo, tomei coragem, chamei uma amiga e resolvi viver essa aventura.
Hotéis-Cápsulas para Mulheres
Os hotéis-cápsulas são o estilo mais exclusivo de acomodação originado no Japão. Em Tóquio, há inúmeros localizados com muita conveniência e disponíveis a preços mais acessíveis em comparação aos hotéis comuns.
Eles costumavam ser um tipo de lugar para homens, usado principalmente entre os empresários. No entanto, hoje, é um dos lugares mais usados entre os viajantes estrangeiros, pois é único, barato e bem localizados.
Além disso, há vários deles somente para mulheres em Tóquio, onde as hóspedes podem ficar confortavelmente sem se preocupar em dividir um andar e espaço comum com hóspedes do sexo oposto.
O empilhamento lado-a-lado faz com que os sons vindos das cápsulas ao redor sejam escutados, o que pode ser um pouco inconveniente.
Alguns também oferecem muitos benefícios para viajantes do sexo feminino, como produtos de beleza.
Escolhi um desses exclusivo para mulheres, que oferecesse serviços como sauna, ofurô, wifi e tinha até um spa com pedras quentes para os pés.
Foi um pouco mais caro que os populares (mas ainda é bem mais em conta que os hotéis convencionais) e eu queria garantir que teria uma boa experiência.
Uma Noite no Hotel-Cápsula
O hotel escolhido foi o Centurion Cabin & Spa em Akasaka, onde uma diária custou ¥4,500 sem o café da manhã. O atendimento do pessoal da recepção é bacana, a decoração é colorida, alegre e o ambiente limpíssimo.
No momento da reserva, eu pedi que a cápsula da minha amiga fosse em cima da minha, já pensando que seria mais fácil para eu correr, mal sabia eu que a parte superior tinha mais espaço, até o teto….
O “quarto“ é minúsculo, claro. Nem consegui me fotografar do lado de dentro. É do tamanho de uma pessoa, com no máximo 1,80cm de altura, 1m de largura, o teto é bem baixo, ou seja, me senti dentro de um caixão com saída de emergência.
Pelas minhas pesquisas, eu vi que existem cápsulas um pouco mais espaçosas. O espaço extra vem da eliminação do andar de cima, dando a cada quarto o dobro da altura padrão. No entanto, as vantagens vêm por um preço extra.
Essas acomodações podem ter, além da cama, uma TV suspensa, adequada para assistir na posição de dormir, espelhos, gavetas pequenas e despertadores e em sua maioria, não têm armários anexados.
Armários individuais para os hóspedes guardarem suas coisas são geralmente colocados em uma zona separada, e eles não são tão espaçosos.
Se a sua bagagem tiver mais que 20cms de largura, não entrará no armário. Estou me referindo especificamente ao desse hotel, porque tivemos um trabalhão para colocar a minha bolsa no compartimento.
Não posso dizer que foi a melhor noite da minha vida, devido ao meu problema claustrofóbico. E também tive que fazer um esforço enorme para ficar a noite toda, já que a minha amiga estava feliz e usufruindo de todos os serviços, enquanto eu estava a um passo de odiá-la (brincadeirinha). Enquanto não amanhecia eu pensava…“porque eu fui inventar isso“???
Não quero passar uma imagem negativa do local, de forma alguma, estou apenas contando a minha experiencia e sendo honesta com vocês.
Esses hotéis estão bem localizados, achei a infraestrutura e o custo benefício bons, mas não é uma experiência que eu repetirei.
- Um pouco de Amsterdã, que sediou o campeonato de baristas em 2018
- World of Coffee em Berlim,a maior feira de Café da Europa
- Camisetas mais que Especiais
Mas de qualquer forma, é como viajar, passar por experiências e depois contar para outras pessoas. A maioria ama conhecê-los, provavelmente por não ter claustrofobia como eu.
E os Hóteis-Cápsulas não estão apenas no Japão
O Japão pode ter a maioria e os ter inventado, mas ultimamente, esses hotéis práticos e eficientes em espaço estão se espalhando por todo o mundo, em Hong Kong, Londres, Moscou, Amsterdã e muitos outros lugares.
Eles podem estar sob o nome “Pod Hotels” e podem ser ligeiramente diferentes dos padrões japoneses.
Link permanente
Maravilhoso…adorei 😉❤️
Link permanente
Eu sei que gostou muito! Obrigada pela companhia, sem você esse artigo não existiria.