Você conhece ou já ouviu falar da French Press?
Conhecida também como Prensa Francesa, Press Pot, Cafetière à Piston, Coffee Plunger ou Cafetiere (UK), é uma das cafeteiras manuais que eu ensino como usar no Curso de Barista.
Após o curso, os alunos entendem que não precisarão comprar rapidamente uma máquina de espresso para colocar em prática o que aprenderam durante o treinamento, podendo iniciar os estudos dos grãos com filtros manuais.
A French Press prepara o café de modo simples, sem necessidade de eletricidade nem de tecnologia de ponta.
Consiste em uma jarra de vidro incolor com tampa, contendo um êmbolo que faz a compressão, promovendo a filtragem do café.
O pó é pressionado para o fundo da jarra; apenas o líquido passa, e junto com ele, os óleos contidos no café, por não utilizar filtros de papel.
Em 1852, Mayer e Delforge, na França, patentearam um protótipo simplificado, em comparação aos modelos futuros. Já em 1929, foi a vez de Attilio Calimani, na Itália, registrar a patente.
Mais tarde, o suíço Faliero Bondani, em 1958, patenteou a Chambord, popularizada entre os franceses, justificando a palavra “francesa” em seu nome.
Por conta disso, há divergências quando o assunto é o seu país de origem. Mas o café tornou-se uma bebida conhecida mundialmente e oferecida nos principais estabelecimentos do ramo.
A French Press é uma cafeteira charmosa e linda! No passado era item de luxo, mas hoje ela é uma peça de fácil acesso com modelos e preços para todos os bolsos.
Existe um toque de sofisticação no preparo, dispensa filtros de papel e, com criatividade, você poderá preparar bebidas deliciosas, sem perder a qualidade do grão escolhido. Basta seguir a forma correta no preparo.
E qual seria então, a forma correta?
– Em dias frios, o ideal é escaldar a cafeteira com água quente para evitar alteração na temperatura final da bebida. Enquanto isso, você prepara a moagem que deverá ser mais grossa ou, no máximo, média grossa. Se usar uma moagem fina, o pó poderá passar um pouco no filtro e a bebida ficará amarga;
– Descarte a água que foi usada para aquecer a cafeteira e coloque o grão moído na base. A proporção é de 7 a 10 gramas para 120 a 150 ml de água, mas você poderá ajustar conforme o seu gosto;
– Adicione a água quente lentamente. A temperatura ideal é de 90 graus. Aguarde uns minutinhos (de 02 a 04 minutos);
– Em seguida, misture com uma colher de pau ou de plástico, para não quebrar o vidro; depois, basta pressionar o êmbolo (a haste) com delicadeza, até que todo o pó seja prensado no fundo da cafeteira.
– A bebida irá fluir para a parte de cima do filtro e o pó ficará separado. Sirva em seguida, porque o café dentro do filtro continuará sendo extraído e isso faz com que a sua bebida também fique um pouco amarga. Fácil não é?
E para garantir a durabilidade e limpeza da prensa francesa, como deve ser feita sua higiene?
– Retire os resíduos do pó de café com material que não provoque danos em sua cafeteira (riscos ou arranhões);
– Coloque água com sabão líquido ou detergente para lavar louça (de preferência neutro) na prensa;
– Tampe e empurre o êmbolo quantas vezes forem necessárias, até a remoção dos resíduos;
– Para uma limpeza mais completa, leia os itens referentes à limpeza, contidos no manual de instruções do equipamento.
Seguindo estas dicas, sua Cafeteira French Press irá produzir um café com aroma, sabor e densidade únicos, por mais tempo, proporcionando uma experiência intensa, em todos os sentidos.
Gostou da dica?
Você tem vontade de se profissionalizar e se tornar um barista profissional e trabalhar com café? Já pensou em abrir o seu próprio negócio e expandir os seus horizontes?
Eu te convido a fazer parte do nosso time, que tem crescido cada vez mais. A nossa Escola é a que mais forma brasileiros profissionais de Café no Japão.Tenho a certeza você vai aprender algo que você nunca tinha pensado antes e ver como o trabalho com café pode abrir inúmeras oportunidades.
Espero te conhecer na próxima turma.
Permalink