Dentre os países que tive o privilégio de conhecer, venho neste post falar especificamente do Marrocos. Localizado no norte da África e também chamado de “Reino de Marrocos”, o país ocupa um pequeno território, menor que muitos estados brasileiros.
A língua oficial entre os povos é o árabe, o berbere ainda é usado, muitos também falam o idioma francês e quase a totalidade da população segue a religião islâmica.
Visitei especificamente duas cidades: Ouarzazate e Marrakech. Tem um artigo separado sobre esses dois lugares aqui.
Acredito que em cada uma das viagens que fazemos em nossas vidas, deva existir ao menos uma marca que a torne inesquecível.
E quando eu penso em Marrocos, automaticamente minhas lembranças me direcionam para as tamareiras misturadas a paisagem árida e ao colorido intenso dos artesanatos que os habitantes locais vendem na beira da estrada.
As tâmaras me foram servidas juntamente com o café árabe (claro) que eu ensino como preparar no Curso de Barista e normalmente vem servido com um doce para amenizar o sabor amargo característico da bebida.
Mas este café é um assunto para outra discussão e artigo, porque ele merece um artigo bem detalhado. Neste texto, eu gostaria de te contar mais sobre a fruta, quais seus benefícios para a saúde, e também onde ela pode ser comprada no Japão.
De onde vem?
Apesar de ser apreciada em todo o mundo, a tâmara tem suas origens no território africano, especificamente no norte do continente — em regiões próximas às que visitei.
Embora o Marrocos seja um dos países produtores, o maior destaque do cultivo é dado para o Egito e Iraque. Elas costumam ser servidas frescas ou secas, guardando cada uma delas combinações incríveis e também sabor incomparável!
Quais os benefícios da Tâmara?
Além do seu sabor incrível, esta fruta guarda uma série de benefícios para a saúde, que eu acho muito importante que todos vocês conheçam!
1) Te dá energia
As tâmaras são ricas em carboidratos e açúcares, o que te dá energia e disposição para enfrentar as tarefas do dia a dia.
2) Melhora o funcionamento intestinal
A presença de fibras nesta fruta auxilia no controle do trânsito intestinal. A explicação é simples! As fibras não podem ser digeridas pelo nosso corpo e portanto, compõem as fezes. Quanto mais fibras e água um indivíduo ingere, mais seu intestino funciona de forma correta!
3) Melhora da saúde cardiovascular
Seu coração e vasos sanguíneos saem ganhando quando você consome a tâmara. Isso porque ela contém o “bom colesterol”, o qual está envolvido na manutenção deste sistema.
4) Fortalece seus ossos
Como se trata de um alimento que contempla diversos minerais, inclusive os que compõe os ossos, ele pode ser uma excelente opção para evitar doenças como a osteoporose.
5) Efeito anti-inflamatório
A presença de magnésio torna a tâmara um alimento rico em propriedades anti-inflamatórias. Isso pode auxiliar na redução de dores crônicas, acelerar a perda de peso e muito mais.
Como inserir a tâmara no cardápio?
Conforme eu disse anteriormente, no Marrocos as tâmaras são consumidas tanto na forma fresca, como também na forma seca e podem ser empregadas de diversas formas na culinária:
– Para lanches rápidos;
– Usadas em saladas frias, para dar um toque adocicado;
– Em mingau de aveia;
– Para o preparo de sobremesas com outras frutas;
– Eu já usei em frango com molho e na farofa. Basta explorar a sua criatividade.
Não tenho dúvidas que você está se perguntando “mas Rose, você as encontra no Japão?”.
A resposta é sim, geralmente nas lojas de produtos importados, como o Kaldi.
No Gyomu Super também popularmente chamado pelos nossos conterrâneos de “congelado” ou de “verdinho” as tâmaras estão disponíveis por um preço bem inferior às lojas de produtos importados.
Eu aposto que você não esperava encontrá-las não é? Mas, agora que você já sabe, pode incrementá-las em suas receitas e em seus lanchinhos diários. Tem sempre um Gyomu Super perto de você. www.gyomusuper.jp