E nesse artigo não poderia deixar de falar no Chai, bebida tradicional indiana. Como em todas as viagens que faço, sempre procuro trazer alguma novidade para o Curso de Barista que tenha café ou que seja possível de incluir no seu rol de receitas.
- O que é ser Barista? Saiba mais sobre essa profissão apaixonante.
- Como ter sucesso no ramo da Cafeteria?
- Você já ouviu falar da cafeteira French Press?
- Porque NÃO comprar café moído?
No caso do Chai Latte, surpreende pelas misturas inusitadas e pelo sabor que normalmente agrada a todos, até quem não gosta de leite.
A cada dia, seu consumo se populariza mais pelo planeta. Apesar da variação em sua preparação, basicamente é composto de 03 ingredientes, mais o chá preto que é opcional em algumas regiões.
– leite integral;
– especiarias;
– açúcar ou qualquer outro tipo de adoçante
- A Primeira Viagem à Índia – Aventura e Lições
- Templo de Lótus em New Delhi – Magnífico!
- Taj Mahal – Eterno Fascínio
Origens do Chai
Por trás da bebida, uma história milenar e cheia de mistérios quanto a sua origem. O Chai, ou Masala Chai, que em português quer dizer chá picante, era feito a base da mistura de especiarias com ervas indianas.
São muito discutidos o local e o ano de sua origem. Um dos 04 países a seguir podem ser o berço do Chai: Tailândia, Índia, Nepal e Paquistão. Já a data de sua criação varia entre 5 e10 mil anos atrás.
Inicialmente, era composto apenas de especiarias como cardamomo, gengibre, anis, pimenta e cravo. Mais do que uma bebida, o Chai era visto pelos povos sul-asiáticos como medicinal, usado para o tratamento de doenças.
Anos depois, em 1835, com a chegada dos colonizadores ingleses, teve o acréscimo das folhas de chá preto e do leite. Também foi adotado o hábito de adoça-lo. Todos estes acréscimos deram origem ao que atualmente chamamos de Chai Latte.
Benefícios para a Saúde
Usada para fins curativos em seus primórdios, as atuais receitas do Chai são originadas dos registros da medicina ayurvédica. Inúmeros são os seus benefícios para a saúde, entre eles:
– Atuação sobre o humor, agindo como calmante;
– Aumenta a vitalidade e a sensação de bem estar;
– Digestivo, ajuda no funcionamento intestinal;
– Combate as dores estomacais causadas pela gastrite;
– Previne contra resfriados;
– Melhora o sistema imunológico;
– Diminui possíveis riscos de doenças no sistema cardiovascular;
– Por conta dos seus efeitos termogênicos, estimula o metabolismo, tendo como consequência o emagrecimento;
– Por conter antioxidantes, auxilia nos tratamentos de pele;
– Conserva a saúde capilar.
Receita do Chai Latte
No Curso de Barista, faço a versão Chai Latte usando o pó e a técnica de vaporização na máquina para dar cremosidade à bebida. Não tenho como ficar cozinhando o leite com as especiarias durante o treinamento, porque isso levaria muito tempo.
Para quem está um pouco mais folgado na hora, passo uma receita com tudo o que tem direito. Uma bebida fantástica, que aquece e surpreende pelo sabor.
Ingredientes:
01 xícara de água;
01 xícara de leite (pode ser leite vegetal);
03 colheres (sopa) de chá preto (opcional);
02 unidades de cardamomo;
02 unidades de cravo;
01 pedaço pequeno de gengibre ralado;
01 pau de canela;
01 anis estrelado;
Meia colher (café) de pimenta do reino (opcional)
Mel, adoçante ou açúcar a gosto.
Coloque na panela a água, o leite, as especiarias e o açúcar. Deixe ferver por 20 minutos em fogo baixo. Desligue o fogo, adicionando logo em seguida o chá preto. Tampe e deixe descansar por 10 minutos. Coe e sirva.
Para aqueles que gostam da versão gelada, sim, pode ser servido dessa forma. Após desligar e deixar em infusão pelo tempo mencionado acima, espere esfriar e coloque gelo. Depois, bata no liquidificador e sirva.
Nesses dias frios, eu costumo dizer que o Chai Latte é como um abraço e para degustar este chá mágico, trouxe da Índia algumas xícaras e itens para que os meus alunos se sintam transportados para lá, mesmo que por poucos minutos, envolvidos com o cheiro delicioso da bebida e pela atmosfera aconchegante da sala de aula.