Quando montei o roteiro para a Tailândia, o Santuário da Verdade localizado na cidade de Pattaya, foi o primeiro lugar que coloquei na lista e olha, essa experiência para mim, foi a cereja do bolo da viagem.
Nós deixamos esse o passeio, para o nosso último dia, para que pudéssemos passear sem pressa, com tempo para gravar e fotografar tudo tranquilamente – apesar do calor intenso, nossa! – e foi muito mais do que eu esperava!
O templo sagrado é reconhecido com uma das maravilhas do sudeste asiático. Localizado ao norte na cidade de Pattaya, na Tailândia, foi projetado pelo empresário tailandês, Lek Viriyaphant e que, antes de falecer, deixou todas as instruções para que o templo fique exatamente como ele sonhou.
Sua construção começou por volta de 1981 e é esperado que só termine em 2025. Hoje em dia já se trata de uma construção incrível e é esperado que ele fique ainda mais impressionante quando estiver pronto.
A arquitetura é uma mistura do que seria um templo e um castelo, feita inteiramente de madeiras da região e apresenta referências das religiões budista e hindu.
Todos os detalhes do templo foram feitos à mão, inclusive tudo foi esculpido na madeira seguindo a técnica teca, ou seja, não possui nenhum prego, feita completamente de madeira com entalhes riquíssimos em detalhes, que estão expostos num espaço que é uma extraordinária obra de arte.
As suas escadas são magnificamente desenhadas, os arcos magníficos são impressionantes por dentro também e entrelaçado com elementos e decorações especiais, todos relacionados à cultura e religião locais. A decoração mistura não só o budismo e hinduísmo, mas referências chinesas, tailandesas, é claro, e tradições do povo de Khmer.
Até hoje, é a maior construção de madeira da Tailândia, com 4 entradas que se dividem em seções para as quatro principais referências da construção, que são hindu, khmer, thai e chinesa.
Antes de entrar no templo você pode aproveitar para conhecer o Parque da Floresta Himmapan, ele concentra vários tipos de plantas, flores e ornamentos, contando também com esculturas de madeiras feitas para que se misturem com a paisagem.
Eles tem algo parecido com uma praça de alimentação, mas ao ar livre, em que você pode comer perto de um lago com fonte, e com a vista total do templo.
Outra opção para alimentação é o “Krua Naklua” restaurante, ele é ambientado com uma decoração contemporânea tailandesa e fica perto de um penhasco com uma vista incrível do templo, já de outro ângulo.
O restaurante serve comidas Thai e Halal, são simples, mas deliciosas e uma pequena cafeteria que serve o tradicional Ca Phe Sua Da, uma bebida que veio do Vietnã (tem um artigo aqui).
Você pode ter a sorte de ter apresentações e shows de música tailandesas no dia da sua visita. Não tivemos essa sorte. E é claro, existe a loja de souvenir para que você compre estátuas esculpidas em madeira e leve um pedacinho do templo como recordação, para a sua casa.
MINHA EXPERIÊNCIA NO TEMPLO DA VERDADE
Para quem não sabe, eu aprendi a esculpir frutas e legumes na Tailândia em 2005, e por 15 anos ensinei no Japão, as técnicas aprendidas.
Então estar em um templo feito totalmente de madeira e esculpido a mão, foi como estar em um sonho, tamanha a perfeição das obras. Apesar de usadas ferramentas diferentes, a técnica utilizada para esculpir todo o templo é a mesma. E quando você aprende a técnica corretamente, você pode conseguir esculpir qualquer coisa.
A técnica de esculpir em frutas é um trabalho rico em detalhes e fácil de aprender e ao final de cada obra, gera um resultado incrível de encher os olhos.
Pelo templo ser tão monumental, em sua construção, grandeza, beleza e principalmente rico nos detalhes da arte de esculpir, artistas, fotógrafos ou turistas que se interessam pela prática no mundo inteiro, sonham em conhecer o lugar um dia.
Fiquei maravilhada com todos os lugares que pude ver. Tinham tantas cores, frutas, pessoas, pequenos jardins, pessoas do mundo todo e não posso deixar de falar do mar azul que envolve o lugar.
Já estive em vários templos na Tailândia, mas esse me proporcionou uma experiência especial. Eu sabia que ele era bem grande, mas não tinha noção do quanto.
É magnifico, emocionante e surreal de estar ali dentro, com tudo a sua volta acontecendo, já que ainda está em construção. E para a nossa segurança, é obrigatório o uso do capacete dentro do templo.
A localização, ao norte de Pattaya e próximo ao mar, é perfeita! Já que entre os meses de março e abril está insuportavelmente quente, mas a brisa do mar auxilia em deixar o clima mais fresco.
SOBRE A VISITAÇÃO
Você poderá apreciar outras atividades: as vistas dos pontos mais altos, um espaço para massagens e uma das mais populares, um passeio em uma gôndola muito antiga, difícil de ser encontrada hoje e outros que envolvem a exploração de animais, que nem citarei aqui.
Para entrada é cobrado 500 baht tailandês, que no Brasil fica aproximadamente R$76,18 reais. No Japão, é aproximadamente ¥1,936/pessoa.
Você pode conhecer outras atividades do templo no site oficial, assim como comprar os tickets e conferir os horários: https://sanctuaryoftruthmuseum.com/
Essa foi uma experiência que com certeza vou levar para toda a minha vida, o templo é incrivelmente fabuloso! Você pode passar muito tempo lá e ainda assim, não conseguirá captará todos os detalhes esculpidos.
Se o Templo da Verdade for um lugar que você pensa em visitar, não pense mais. Vale muito a pena e a viagem!