Starbucks: a Maior Loja do Mundo se Popularizou em Tóquio

Você é apaixonado por café? A resposta sendo positiva ou negativa com certeza já ouviu falar sobre a Starbucks, a cafeteria mais famosa do mundo. Tudo começou em 1971 em Seattle, nos Estados Unidos, após três amigos se tornarem sócios.

Agora, você é capaz de dizer onde está localizada a maior loja da rede? O que muita gente nem imagina é que ela está localizada no elegante bairro Nakameguro, na cidade de Tóquio. O estabelecimento foi inaugurado em 28 de fevereiro de 2019 e conta com 4 andares distribuídos em 9750 m².

Starbucks Roastery Tokyo – Photo: Divulgação

Além dessa super loja, Tóquio também abriga outras lojas da Starbucks que possuem particularidades que são capazes de chamar atenção. Uma delas é a loja que fica dentro de uma estufa no jardim botânico Hana Biyori no Yomiuri Land.

Já outra bastante conhecida é a primeira loja adaptada para deficientes auditivos, que foi inaugurada em 27 de junho de 2020 em Kunitachi, mas tudo isso é pauta para outros artigos.  Hoje eu vou contar para vocês tudo sobre a história da Starbucks, já que todo barista que é apaixonado por café, assim como eu, deve conhecer. Vamos lá?

Starbucks: Onde Tudo Começou

Tudo começou quando os amigos Jerry Baldwin, Zev Siegel e Gordon Bowker, que eram apaixonados por café abriram a primeira loja há 50 anos. O projeto inicial era semelhante ao negócio Peet’s Coffee & Tea de Alfred Peet, um holandês que importava cafés e chás para os Estados Unidos.

Os amigos e fundadores da Starbucks Jerry Baldwin, Zev Siegel e Gordon Bowker, há meio século atrás. Photo: Getty Images

No início a Starbucks apenas comercializava grãos de café de alta qualidade e equipamentos. 9 anos depois, em 1980, a marca já tinha 4 lojas em perfeito funcionamento. O grande diferencial era no oferecimento de grãos frescos.

Pouco tempo depois, em 1987, toda a cadeia da Starbucks foi vendida para a II Giornale, que pertencia a Howard Schultz, que se inspirou nas cafeterias italianas quando implantou a ideia de vender também café e espressos. Dessa forma, veio o grande crescimento da rede hoje mundialmente conhecida.

A história da origem do nome e da logo da empresa é bem interessante. O seu nome foi inspirado no principal companheiro de Pequod, Starbuck, do livro “Moby Dick”, um homem reflexivo e inteligente.

Já a sereia de duas caudas foi achada quando os fundadores estavam a procura de um logotipo e acabaram por visualizar a xilografia desta criatura náutica, a qual tem origem nórdica, em um livro antigo. Ela simboliza duplo poder, por carregar duas caudas, além de representar um ser misterioso.

Outro motivo para a sereia ter tudo a ver com a marca, é que a Starbucks teve a sua primeira localização na cidade de Seattle (EUA), um local portuário, que tem forte conexão com a água.

O segundo motivo é que o café percorre longas distâncias através de navios para chegar até a empresa, apresentando mais uma ligação com o mar ou água, assim como a sereia. Apesar dela simbolizar beleza, feminilidade, sensualidade e mistério para a cultura nórdica, seu maior atributo é a sedução, que é usado para matar.

Porém, para a Starbucks, esta criatura é uma forma dos clientes a identificarem e enxergarem a qualidade e amor que são empregados em seus produtos. (Fonte: sereia)

O ano de 1996 é marcado pela expansão da marca, quando o café produzido por eles passou a ser servido em todos os voos da United Airlines. Somente com esse negócio o produto chegou a 20 milhões de pessoas anualmente. A primeira loja internacional também foi inaugurada neste ano em Tóquio. 

A expansão global continuou, já que em 2006 estava presente em 38 países, entre eles: Canadá, Inglaterra, Nova Zelândia, China, Coréia do Sul, Austrália, Alemanha e México. Hoje toda a rede conta com mais de 30 mil lojas em 80 países, servindo milhares de cafés diariamente. 

Maior Cafeteria Starbucks de Tóquio

A maior loja da rede, hoje em Tóquio, está localizada no bairro de Meguro. Todo o projeto foi idealizado pelo arquiteto japonês Kengo Kuma, que já tinha sido o responsável pela modernização da loja que fica na cidade de Dazaifu, também no Japão.

A grandiosidade do local e a sua beleza chama muito atenção, já que o desenho do local conta com terraços angulares e paredes de vidro. A ideia é de que, quem está dentro do Café, possa apreciar o bairro enquanto aprecia a sua bebida. 

O local se tornou uma atração turística na região, recebendo milhares de pessoas. Eu mesma já tive a oportunidade de ir até lá por duas vezes, mas devido à grande procura, não pude esperar na fila e tive que adiar a minha visita. Estava aguardando o fim da pandemia para tomar o meu café por lá.

Após uma longa espera, um sonho finalmente realizado….me sentindo na Disney.

Agora, com a situação sanitária controlada por aqui, tomei coragem e fui conhecer esse local que todo barista que estiver pelo Japão deve incluir em seu roteiro como parada obrigatória. Por isso, pensei que “está mais do que na hora de escrever sobre isso”.

Quem está lá dentro se sente dentro do mundo do café. Uma prova disso é que a loja conta com uma máquina de torrefação que vai do chão ao teto do quarto andar. O equipamento tem 17 metros de comprimento e é responsável por torrar os grãos de café, sendo conectado a tubos que ficam suspensos no ar e enviam os grãos por todo o local.

A hora da torra é um show, aguardado ansiosamente pelos clientes. Photo: Divulgação

A decoração faz tudo ficar muito aconchegante e perfeito para saborear as mais diversas bebidas servidas por lá. Para decorar o barril foram colocadas flores de cerejeira de cobre ao seu redor, acredito ser uma referência ao rio Meguro, que está quase ao lado da loja e conta com árvores de cerejeira em suas margens. 

Os quatros andares da super loja oferecem ambientes e opções diferentes para você apreciar. No primeiro andar está localizada a cafeteria, em que é possível escolher, se possível, a bebida que mais te agrada. Já no segundo andar fica o maior bar Teavana do planeta, onde é servido o tradicional chá japonês.

Subindo mais um pouco, no terceiro andar se encontra o primeiro bar de coquetéis da Starbucks no Japão, que se chama Arriviamo, que oferece vinho e cerveja, além de café e chá. Por fim, chegando no último andar está o espaço zen, chamado AMU Inspiration Lounge, projetado para as pessoas trocarem ideias e para a realização de palestras.

O fabuloso bar Teavana, o maior do planeta. Este espaço é dedicado à importância de longa data do chá no Japão.

Onde Todo Barista Deve Conhecer

Starbucks é o local onde todo barista deve conhecer, não somente por ser uma cafeteria, mas para sentir até onde o café pode te levar. Hoje, uma marca que começou de forma simples, alcançou o mundo inteiro e faz sucesso por onde passa.

A rede é um case de sucesso entre as diversas redes de cafés que oferece muito mais do que uma bebida, já que busca entregar a melhor experiência alinhada com qualidade e profissionalismo. Por isso, se você ainda não conhece a rede, se possível, passe a frequentar para entender o motivo dos clientes estarem ali.

Você tem vontade de se tornar barista profissional e trabalhar com café? Já pensou em abrir o seu próprio negócio e expandir os seus horizontes ou, quem sabe, trabalhar em uma grande rede? Assim, eu te convido a fazer parte do nosso time de baristas.

Tenho a certeza que você vai adorar o curso, aprender algo que você nunca tinha pensado antes e ver como o trabalho com café pode abrir inúmeras oportunidades. Venha aprender.

#entrecafeseviagens
Quer Saber Mais? O meu currículo está aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *