Há uns 2 anos, eu estava indo de carro para Yamanashi-ken, quando no meio do nada em uma curva estreita, me deparo com uma placa mostrando que o local era um museu egípcio!
Essa descoberta para mim foi totalmente inusitada e logo me despertou o desejo e a curiosidade de retornar a esse lugar e conhecer o Takao Trick Art Museum
Desde então, tentava programar para ir com amigas, porém acabava não acontecendo. Recentemente, aproveitando o retorno do meu aluno Rafael e de Ariane ao Brasil, eu não iria perder a oportunidade e escolhemos o Takao Trick Art Museum para a despedida deles.
O Rafa merecia uma despedida em um lugar divertido e bonito. Ele é um desses alunos que se encantou pelo mundo dos blends, fez o curso de Latte Art e viajou comigo para dois mundiais de Barista, Seoul em 2017 e Amsterdã em 2018.
- O que é ser Barista? Saiba mais sobre essa profissão apaixonante.
- Como ter sucesso no ramo da Cafeteria?
- Você já ouviu falar da cafeteira French Press?
- Porque não comprar café moído?
Um Museu Extraordinário sob Qualquer Óptica
Esse museu, que foi inaugurado em abril de 1996 fica em Hachioji, oeste de Tóquio, e sua proximidade ao Monte Takao – daí o nome do museu – faz com que o passeio se inicie antes mesmo de entrar no prédio, por causa das belezas naturais que o cercam e podemos vê-las em qualquer época do ano.
Não chegamos a ir ao Monte Takao, mas para quem está em busca de contato com a natureza, escalada ou visitar uma montanha considerada sagrada, não pode deixar de ir.
Florido na primavera e com lindas cores no outono, lá é o ponto escolhido por milhões de turistas por ano, inclusive alpinistas, e está entre os 100 melhores lugares para ver o Monte Fuji.
Em inglês, trick significa truque, ou seja, esse é o museu da arte do truque. Já dá para imaginar que lá prega muitas peças nos olhos e nas mentes dos visitantes. Isso torna o passeio interessante e divertido, o que era exatamente o que buscávamos.
Assim que chegamos, fomos recebidos por uma guia do local que nos acompanhou em um breve passeio e nos explicou como funcionam as regras e um faz rápido tutorial sobre como posicionar a câmera encontrando os melhores ângulos para se fotografar e garantir o efeito máximo das ilusões nas imagens.
Diferente dos museus que estamos acostumados, que temos que andar em silêncio sem encostar em nada, no Takao Trick Art você não só pode, como deve ter contato com as artes. E essa interação que vai fazer render fantásticas fotos.
Dos Faraós à Jaula do Leão
Uma câmera ou um bom celular para fotografar é fundamental nesse passeio. Não tem como não querer registrar cada cantinho de lá.
As pinturas bidimensionais são perfeitas e em tamanhos que impressionam. Isso dá origem a um labirinto de ilusões ópticas e fazem o observador realmente achar que está vendo algo que não é real.
Além de tudo, estudos mostram que esse tipo de arte estimula o nosso cérebro. Ou seja, uma “brincadeira” que faz bem para a mente.
É um lugar realmente preparado para receber os visitantes, pois além da recepção que é feita por um guia, existem desenhos de câmeras no chão que nos indicam os lugares para tirarmos as fotos. E nas paredes tem algumas orientações e direcionamentos para seguir durante o passeio.
A gente se sente um verdadeiro fotógrafo dirigindo nossos amigos em um ensaio fotográfico e ao mesmo tempo um diretor de cinema conduzindo os atores em cenas que mais parecem que saíram de filmes, chegando a dar aquele friozinho na barriga nos cenários que brincam com altura e animais selvagens.
E é curioso ver a criatividade de cada um despertando e que somos capazes de virar também legítimos atores sob aquela perspectiva.
O tema da decoração do museu é “Mundo Antigo” e por todo o lugar é possível encontrar faraós, masmorras e pilares. No porão e no primeiro andar ficam as peças relacionadas ao Egito, que acaba sendo um passeio cultural, pois realmente sentimos que estamos lá.
As peças maiores ficam no segundo andar. E não são só as artes que enganam a nossa mente com efeitos de ilusão, até mesmo o banheiro é capaz de fazer isso. Preste bastante atenção e você poderá encontrar alguma porta secreta.
Como se já não bastasse tantas fotos que realmente nos faz sentir que fomos ao Egito, o museu ainda possui uma loja com lembrancinhas importadas.
Também é possível comprar itens vindos de outros países mediterrâneos e africanos. São itens que não achamos para comprar em qualquer lugar, então vale a pena dar uma olhadinha.
Foi um passeio muito bacana e recomendo para todas idades, para amigos e familiares que realmente querem passar um tempo juntos se divertindo.
À medida que vamos tirando foto e vemos o quanto parecem reais, mais queremos continuar. E quando termina a visita em que saímos totalmente fascinados com o lugar, ainda somos agraciados por um pequeno jardim que nos espera para relaxarmos após tanta diversão.