O tema do artigo de hoje é Éfeso. Conheci a cidade e fiquei encantada com a arquitetura e a história que ela carrega. Vou dividir com vocês um pouco do que conheci desse lugar que foi uma das cidades mais importantes da Idade Antiga.
Capital da Ásia Menor
Localizada na Turquia, 3 quilômetros a sudoeste da Província de Esmirna, foi uma cidade da Grécia Antiga. Construída no século X a.C., durante a Era Clássica, foi uma das 12 cidades da Liga Jônica. Alexandre, O Grande, libertou o território dos persas. Foi dominada pelos egípcios e, em 133 a.C., pelos romanos.
Capital da Ásia Menor e segunda maior cidade do Império Romano, com uma população de cerca de 250 mil habitantes no século I a.C., era um grande centro comercial, com muitas civilizações desembarcando em seu porto, próxima ao Mar Egeu. Foi também a segunda maior cidade do mundo na época.
Maravilha do Mundo Antigo e Patrimônio da Humanidade
Éfeso tem em seu solo o Templo de Ártemis, uma das 7 maravilhas do Mundo Antigo. Ártemis era considerada pelos gregos a deusa ligada à vida selvagem e à caça; posteriormente, à lua e à magia.
Filha de Zeus e Leto, irmã gêmea de Apolo. Os romanos a chamavam de Diana, deusa da fertilidade. Era o maior templo da sua época e também o mais significativo.
As construções eram feitas em mármore e ainda é possível ver, em bom estado de conservação, as fachadas dos teatros, banheiros, casas e igrejas.
Outra atração são as ruínas de Éfeso onde toda uma rua tem o pavimento da sua construção original. Uma infinidade de prédios restaurados para contemplar.
Contêm os terraços, abertos à visitação, onde atualmente persistem os estudos e as escavações para pesquisas.
Além desse ponto turístico, a cidade é o local onde está localizada a Biblioteca de Celso, construída para honrar o governador romano Tiberio Julius Celsus, lá sepultado.
Um terremoto, no ano de 280, a destruiu, tendo os seus livros levados para a Biblioteca de Alexandria.
Há indícios de que foi onde João escreveu o seu Evangelho e era uma das Sete Congregações da Ásia Menor, citadas no livro bíblico Apocalipse.
Além dos desastres naturais, a sua derrocada deu-se com a interrupção da ligação da cidade com o mar e perda do valor comercial e influência econômica.
Em 2015, Éfeso foi classificada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.
A Casa da Virgem Maria
A Casa da Virgem Maria fica a 9 quilômetros de Éfeso. Anualmente, milhões de pessoas fazem a subida ao topo do Bülbül Dagi (em turco, Monte Rouxinol), a fim de conhecer e visitar o local para onde Maria foi conduzida por São João após a crucificação do seu filho, Jesus Cristo.
Protegido pela Igreja Católica e localizado em um país muçulmano, ali foi onde passou seus últimos dias.
O percurso durou quase 1 hora. Chegando lá, o que se viu foi uma casa simples, construída com pedras; um ambiente calmo, rodeado de natureza. Com duas peças pequenas, possui um altar para orações. Foi visitada pelos papas Paulo VI, João Paulo II e Benedito XVI.
Nas proximidades, existem fontes de água que, segundo relatos, promovem curas e milagres, fazendo com que turistas levem amostras do líquido em garrafas. Além disso, tem um muro onde são atados pedidos e agradecimentos por graças alcançadas.
Guardo lembranças da última vez que estive lá com a Reiko e meu filho. Era no dia 31 de dezembro, um lindo dia ensolarado de inverno. Estávamos longe do mundo, de tudo, num lugar cheio de oliveiras.
Um céu azul perfeito, um silêncio delicioso, e eu me senti em paz e muito feliz pela oportunidade de vivenciar um momento sublime como esse.