O Japão tem muitos lugares bacanas e as estações que eu mais gosto de sair por aí para conhecer lugares diferentes, são a primavera e outono, que normalmente não chove e claro, porque são as estações mais frescas do ano.
E em um dos outonos, com a companhia da Mamy e das minhas alunas e amigas, fomos conhecer a Caverna de Abukuma.
Vou contar mais sobre sua localização e as curiosidades que guarda.
Localização
A Caverna de Abukuma está localizada na cidade de Tamura, na província de Fukushima. O seu surgimento é datado de aproximadamente 80 milhões de anos, e é um conjunto de cavernas de calcário e mármore.
Foi descoberta em setembro de 1969 e aberta à visitação em 1973.
Tem 600 km de comprimento, existindo a possibilidade de exploração de até 720 km. A temperatura média no interior da caverna é de 15°C durante o ano inteiro.
Dentro de Abukuma-do
Dentro da caverna existem estalactites no teto e estalagmites provindas de depósitos de bambu no seu solo. Todas as formações resultantes da erosão provocada pela água subterrânea possuem nomes.
Abukuma-do é a morada de diversas espécies de morcegos, que lá dormem ao dia, e à noite saem em busca de alimentos, geralmente insetos.
Destaque para o Senshin no Ike, um lago subterrâneo, bem como Yokai no To (Torre dos Fantasmas) e a Árvore de Natal, que receberam estes nomes pelas semelhanças da rocha com as formas.
A caverna faz o chamado Boxwork. Trata-se da constituição de uma caverna composta de calcita mineral, que dão a sensação de se projetarem das paredes e tetos das cavernas, resultando em formação rochosa semelhante a um favo de mel ou a uma caixa.
Passando pela Torre dos Monstros, um grupo de estalactites, com formato de rostos horripilantes; a Cascata de Porcelana Branca, é semelhante a uma cascata fluida.
Mais à frente, temos o Palácio Takine, com estalactites membranosas que, por meio de sua “cortina de cristal” e os “escuros da gruta”, formam um disco em seu topo.
O Palácio do Rei Dragão possui 13 metros de altura. A última parada da rota de exploração é o “Mundo da Lua”, que fica no seu interior. É conhecido por este nome pelo fato de ser um local cheio de luz, proporcionando aos visitantes um espetáculo sem igual.
É possível que os visitantes percorram um caminho de 600 metros de comprimento e depois andem mais 120 metros. Esse caminho faz parte do curso de escavação oferecido, para poder visualizar as estalactites e as estalagmites. Além disso, existe um trecho de 2.500 metros de caverna que não são abertos ao público.
Fora do Abukuma-do
Ao redor da entrada de Abukuma-do, é possível encontrar restaurantes e lojas de lembrancinhas; do outro lado do estacionamento, estão o Observatório Star Village e o Planetário.
Dá para ver que a encosta entre a caverna e o Planetário é repleta de cerca de 50.000 plantas de lavanda. Elas florescem do meio de junho ao início de julho.
Café em Abukuma-do?
Simmm! A loja de presentes de Abukuma-do vende café feito com a água da sua gruta e um café selecionado com grãos especiais vindo de várias partes do mundo, resultando em uma bebida com riqueza em seu aroma e sabor.
Eu não tinha conhecimento desse Café e foi uma surpresa quando me deparei com uma fila imensa de japoneses esperando para comprar essa iguaria que raramente é encontrada em outro lugar. Barista de sorte heim? Quer saber mais sobre a profissão Barista? Clique nesse artigo.
Você encontrará também um vinho tinto envelhecido por 6 meses na caverna em uma temperatura constante, feito com uvas raras do território japonês, proporcionando suavidade e um sabor delicioso.
Além do vinho e do café, a loja também tem em suas estantes água mineral engarrafada, direto do planalto cárstico de Abukuma-kochi, na caverna de Abukuma-do.
Vinda da nascente, com propriedades minerais, é recomendada para o preparo de alimentos para bebês (chás, leite, caldos) e para a ingestão pura.
Horários e Valores
O que posso dizer é que o passeio foi divertido, o clima estava perfeito e estar ali onde todas as rochas pareciam estar desenhadas, rendadas, resultado de toda a perfeição da natureza, foi fantástico!
Para visitar o local, quanto aos horários de visita, depende da estação do ano:
– De março até o final de novembro: 8h30min até às 17 horas;
– De dezembro até o final de fevereiro: 8h30min até às 16h30min.
O valor da entrada varia de 600 a 1200 ienes, conforme a idade dos visitantes.
Para grupos de 15 ou mais pessoas, é cobrada a “Taxa de Grupo” que cobra valores de 850 a 1000 ienes.
No site oficial https://abukumado.com/en/ é possível encontrar informações como mapas, rotas, cardápios, lojas do entorno, além da possibilidade de ver a caverna de forma panorâmica, em 360°.