Taj Mahal: Eterno Fascínio

Como todas as vezes, que eu estive na Índia, acompanhando os meus clientes para que fizessem cursos de massagens, sempre reservei um dia na agenda para leva-los para conhecer o Taj Mahal.

Esse lugar lindo merece não apenas algumas frases ou um parágrafo, mas um texto exclusivo, contando a sua história, mostrando sua arquitetura e engenharia, tudo o que explica a fascinação que exerce sobre quem vai até lá.

Patrimônio Maravilhoso

O Taj Mahal está localizado na cidade de Agra, que fica a 3 horas de carro (dependendo do motorista pode levar até 5 horas!) de Nova Delhi e era a capital do Império Mongol quando o monumento foi construído, entre as décadas de 1630 e 1660.

Em 1983, foi classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Já no século XXI, no ano de 2007, foi aclamada como uma das 7 maravilhas do mundo moderno.

Eu tenho um caso de amor com o Taj Mahal. Um dos lugares mais lindos que eu já visitei!

A Maior Prova de Amor do Mundo

A história de amor começa com o encontro do imperador mongol Shah Jahan com a princesa persa Aryumand Banu Begam. Apaixonados, casaram, sendo ela sua terceira esposa, a predileta.

Ele a chamava de Mumtaz Mahal, que significa “a jóia do palácio”.
Permaneceram juntos por 19 anos. No nascimento do 14º filho, a princesa faleceu.

O imperador Shah Jahan e a princesa Mumtaz Mahal 

Como prova de seu amor e fidelidade, Shah determinou a construção do mausoléu para guardar sua esposa. Tinha planos de construir outro Taj Mahal, em frente ao original, localizado na outra margem do rio, com mármore preto.

A intensão era que ele e sua esposa se olhassem eternamente. Mas antes disso, em 1666, acabou falecendo.  O imperador terminou seus dias ao lado do seu grande amor, sendo sepultado por um de seus filhos ao lado do túmulo da mulher da sua vida.

Construção planejada nos mínimos detalhes

Além da linda história de amor que envolve o lugar, existiu na construção do Taj Mahal um planejamento arquitetônico que me fascinou!

Com influências islâmicas, persas, indianas e mongóis, foi projetado por profissionais de várias especialidades, como arquitetura, engenharia e artesanato.

Esses detalhes no mármore são cortados e colados um a um. Fabuloso!

Feito em mármore branco e pedras preciosas, foi erguido por meio do trabalho de, aproximadamente, 20 mil homens. Os detalhes esculpidos no mármore são de uma delicadeza e beleza incríveis.

Os minaretes de 41 m de altura que cercam o mausoléu, em caso de terremoto, nunca cairão para dentro, não havendo possibilidade de danificar o túmulo de Mumtaz Mahal. Sua cúpula possui fios de ouro em sua costura.

Apesar do calor intenso, a Ju e eu,  tentamos nos vestir como as indianas

No jardim em frente à construção tem um espelho d’água que reflete a estrutura com exatidão, além dos canteiros floridos, das árvores enfileiradas, fontes e pilares.

De lá, deu pra ver que a parede era decorada com passagens do Corão que falam em justiça, inferno e paraíso. Em seu interior, a decoração foi minuciosamente feita com o auxílio da ourivesaria, joalheria e desenho.

Segundo a lenda, o imperador providenciou que os construtores do monumento tivessem suas mãos cortadas, além de cegá-los, para garantir que não fariam outro parecido. Desejava que, assim como o seu amor, a obra também fosse inigualável.

Espetáculos únicos para uma platéia gigante

Cada pôr do sol no Taj Mahal oferece um espetáculo a parte. As cores solares brilham no mármore e pronto: temos um show da natureza refletido em um monumento que recebe milhares de visitantes, de todas as partes do mundo, diariamente. Cores da natureza em harmonia com a coloração forte dos saris femininos.

Shows da Banda Taj Mahal. Saiba Mais

Mesmo com o calor intenso e todas as dificuldades para chegar até lá, eu sempre me emociono quando eu estou ali.

Em todas as visitas fui muito feliz, agraciada com a atmosfera romântica, a riqueza visual proporcionada pelos elementos presentes em sua construção e a contemplação de um dos cenários mais famosos do mundo.

Depois de toda essa experiência, que tal conhecer o Chai Latte? Trata-se de uma bebida indiana, que será assunto do próximo post. 

17 Comentários



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *