Na primeira vez que iria para a Tailândia, um amigo disse que seria um pecado eu voltar sem experimentar a sopa Tom Yang Kung, esta última palavra significa camarão em tailandês.
Esse prato é uma sopa quente a base de ervas, limão, leite de coco, pimenta que por sinal eu amo e camarão. Sinceramente, apesar da recomendação dele, essa combinação não me encheu os olhos, até porque, sopa naquele calor infernal da Tailândia?
Mesmo sem muita expectativa, para não dizer até pessimista com o sabor do prato, resolvi no primeiro dia mesmo seguir o conselho do meu amigo e me arriscar.
O Tom Yam é para os tailandeses o que o Missoshiro (sopa com pasta de soja) é para os japoneses, ou seja, pode ser servido em todas as refeições incluindo o café da manhã.
Assim que me serviram o bowl, já me surpreendi. Um delicioso aroma me envolveu instantaneamente antes mesmo de experimentar e quem diria, foi amor à primeira vista, ou melhor à primeira sopa.
Mesmo sem conhecer o prato, era notável que tinha sido bem preparado pelo restaurante, com as técnicas de fusão equilibrada de sabores e aromas que são características famosas da cozinha tailandesa e que me encantou.
- Tailândia: Um Importante Capítulo da Minha Vida
- Quer saber como foi o Halloween em Bangkok?
- As Elegantes Pashminas Tailandesas
Conhecendo Mais essa Deliciosa Gastronomia
A partir daí, passei a experimentar os pratos típicos e a perguntar sobre os ingredientes utilizados. Ia às feirinhas, mercados e ficava pesquisando as verduras, ervas e temperos.
Não demorei muito para fazer um curso de culinária tailandesa em uma das viagens a Bankgok e depois aprendi uns pratos mais simples com amigas tailandesas.
Até hoje estou tentando acertar o ponto certo do Coconut Pancake (em tailandês é kanom krok) que é um bolinho doce à base de leite de coco e farinha de arroz, molinho por dentro e com uma casquinha crocante por fora.
Para quem mora no Japão, é possível experimentar essa delícia nos festivais tailandeses que acontecem nos meses de maio a junho em Tokyo, Osaka e Nagoya. O site oficial com a programação está aqui http://www.thaifestival.net/
Muitos pensam na comida tailandesa como naquelas iguarias bem exóticas e polêmicas que é capaz de embrulhar o estômago só de pensar como comer escorpiões, baratas, larvas, aranhas ou outros insetos.
Mas não é bem assim, realmente você pode achar esses pratos lá, caso tenha curiosidade, só que é mais um atrativo para turistas do que de fato um típico prato da Tailândia.
Eu aprendi a fazer os 10 pratos mais tradicionais e eventualmente os cozinho em casa. Na Tailândia, fiz questão de comprar o pilão, que é indispensável para a ir misturando e sentindo os temperos durante o preparo.
A comida tailandesa teve influência da culinária chinesa, japonesa e acredite, também européia e indiana. Inclusive, foram os missionários portugueses que levaram para lá a pimenta, que é um dos temperos mais usados.
Mas não pense que todos os pratos são apimentados. O próprio curry que tem origem indiana, na versão tailandesa possui leite de coco, que dá um resultado cremoso e fraco na pimenta.
A base dos pratos são ingredientes da cultura asiática que é o arroz, e pode ser o protagonista da refeição de várias formas como doce, azedo, assado, em sopa e claro sempre com as especiarias certas conforme o método de preparo.
Como eu já disse, a culinária típica da Tailândia teve inspiração de gastronomia chinesa e uma amostra disso são os pratos elaborados com macarrão, mas que são elaborados de uma forma bem particular.
O Que Me Encanta
Em minha opinião, a gastronomia tailandesa é bem democrática. Agrada quem gosta de carne, mas saiba que os preços costumam ser mais elevados e por isso é mais popular os pratos com pato do que com frango e carne.
Os amantes de peixes e frutos do mar não podem deixar de experimentar e depois do arroz são os alimentos mais consumidos por eles.
Para os vegetarianos, existem saborosas versões com legumes e frutas, benefício de um país de clima tropical.
Quanto ao sabor é único. É conseguir equilibrar o doce, salgado, ácido, apimentado e umami em um garfada. Exagerar no sal é um dos piores erros que se pode cometer.
Os molhos costumam ser os responsáveis por dar o sabor, pois são feitos com abundância de temperos e especiarias.
A gastronomia tailandesa é muita rica em ingredientes e para a minha sorte, tem uma loja em uma cidade próxima a minha que eu encontro praticamente todos os itens que preciso para cozinhar os pratos típicos que aprendi.
Semanalmente eles recebem ervas frescas e nunca falta coco, também fresco, temperos, folha de bananeira e o jamine rice que é um arroz muito aromático.
É muito legal viajarmos, fazermos compras e tirarmos muitas fotos durante uma viagem. Mas devido à admiração que eu tive pela culinária local, me trouxe interesse em conhecer mais sobre as influências culturais na culinária e querer aprender a fazer os pratos.
Isso fez com que eu trouxesse comigo não apenas fotos, lembranças e comprinhas, mas um pouquinho da essência de lá. E você? Já experimentou alguma comida tailandesa?
Link permanente
Rose lindona! Esse bolinho de coco, quero experimentar , obrigada por este artigo ! Está maravilhoso! Parabéns