Verão no Japão é época de Matsuri que significa Festival. Alguns são bem conhecidos no Japão e atraem muitos turistas e outros são mais locais, porém independente do tamanho, é uma época muito esperada para quem gosta de festivais.
Nos dias 20, 21 e 22 de julho, a minha cidade, Kumagaya, ficou repleta de cores, alegria, música e uma chuvinha chata que insistia em não parar.
Mas não foi motivo para desmotivar a galera, afinal, o Uchiwa Matsuri é o maior festival do estado de Saitama, que atrai anualmente aproximadamente 750.000 pessoas!
Essa festa se deu início em 1750, porém o nome só foi recebido posteriormente quando por volta de 1900 os fornecedores locais como forma de atrair mais clientes, distribuíram uchiwa que é uma espécie de leque não dobrável, feito de papel e bambu, que ainda hoje é bem usado no verão japonês para afastar o calor.
Me Rendendo ao Matsuri
Particularmente, até morar em Kumagaya eu não gostava muito dos matsuris. Achava bem sem graça e não encontrava nada de tão espetacular nas barraquinhas de comida, fora que o verão de julho é bem severo, chegando a sensação térmica de 40 graus rapidamente!
- Já ouviu falar da caverna japonesa de 80 milhões de anos?
- E o Museu Egípcio 3D?
- Uma noite no Hotel-Cápsula em Tóquio
Após minha vinda para essa cidade e por não ter conterrâneos morando aqui, fiz amizade com pessoas locais e estrangeiros que já gostavam do festival ou estavam ansiosos para conhecer.
Resolvi então conhecer esse tão famoso matsuri e me impressionei com o tamanho do evento, com a quantidade de barracas de comidas, de pessoas e desde então, independente se tenho companhia, eu não perco um evento!
Praticamente todas as avenidas e ruas paralelas são fechadas e podemos transitar em segurança com os quimonos de verão, chamados de yukata e o colorido que eles dão ao evento é lindo!
O complemento do yukata são os guetas e para quem não sabe, guetas são aqueles tradicionais chinelos de madeira grossa apoiada por uma peça de madeira, como um salto, porém na metade do calçado.
Vale muito a pena conhecer
O Uchiwa Matsuri é diferenciado dos outros festivais pelo colorido desfile de 12 carros alegóricos, cada qual mais exuberante que o outro.
Os carros alegóricos retratam figuras lendárias da história japonesa, como o primeiro imperador do Japão, Jimmu, também conhecido como Kamuyamato Iwarebiko.
Um grande destaque do festival é uma competição de taikô, onde são exibidas as habilidades de jovens bateristas tocando tambores taikôs gigantes nos carros alegóricos.
Quem tem a oportunidade de ir a esses festivais, com certeza irá aproveitar muito, sem contar que é uma forma de conhecer mais a cultura japonesa através das tradições, das figuras famosas, das músicas e um ótimo momento para experimentar os pratos típicos.
- Já ouviu falar da caverna japonesa de 80 milhões de anos?
- Conheça o Takao Trick Art Museum
- Uma noite no Hotel-Cápsula em Tóquio