Café & Brunch, Um Encontro Mais que Especial

A vida tem encontros que, além de serem deliciosos, são capazes de nos levar para longe, seja através de boas ideias, de novas descobertas, de conhecimentos que vamos adquirindo. É o caso da minha história com a Melissa Nakahara, que recentemente me convidou para um brunch incrível!

Melissa Nakahara

Melissa fez o curso de barista comigo há mais de dez anos. Apesar de todo esse tempo, eu me lembro bem da sua presença nas aulas. Ela chegava depois de um longo período de trabalho, provavelmente exausta, mas com muita vontade de aprender e com foco absoluto. E isso é uma característica que eu admiro demais: a determinação. Já reparou que ela sempre vem junto com um a habilidade para superar os obstáculos que encontramos?

Desde o curso, Melissa foi uma aluna que assumiu desafios em projetos que envolvem café e com isso, temos tido a oportunidade de nos encontrarmos em alguns eventos e a convivência é sempre muito alegre.

E aí, ela me convidou para um brunch no apartamento dela e eu fiquei encantada por absolutamente tudo, dos detalhes do apartamento às delícias que saboreamos.

É sobre isso que quero falar hoje! Vem comigo?

O que é um Brunch?

O brunch foi criado na Inglaterra, no século XIX. Muita gente diz que ele foi pensado para atender àquelas pessoas mais festeiras, que ficavam na rua até tarde e no dia seguinte, não conseguiam se levantar para o café da manhã.

Inclusive, a palavra brunch é uma junção de outras duas palavras em inglês: breakfast e lunch, que significam, respectivamente, café da manhã e almoço. Ou seja, o brunch fica entre essas duas refeições mais tradicionais – e funciona muito bem como uma substituta despretensiosa, e muito saborosa!

O brunch começa no meio da manhã e pode durar enquanto os convidados estiverem animados. E é por isso que o cardápio precisa ser pensado com cuidado e capricho: já que vai substituir o almoço, é preciso oferecer opções variadas e que matem a fome.

Ah! e ao contrário do café da manhã, no brunch não tem nenhum impedimento para servir álcool, como espumantes e drinks. Mas, claro, não pode faltar um bom café, para a turma que é de café (eu incluída)!

Dicas para um Brunch inesquecível

Vai fazer um brunch? É essencial estar atento àquilo que você vai servir. As opções têm que ser deliciosas, diversificadas e completas. Aqui, vou listar alguns itens que acho indispensáveis para um brunch inesquecível.

E, aí, claro, você pode complementar com suas receitinhas preferidas. E, de novo: um bom café não pode faltar!

  • Pães variados, com antepastos;
  • Receitas com ovos: omeletes, ovos mexidos, ovos beneditinos;
  • Acompanhamentos com carne e peixe: bacon, salsicha, ceviche, salmão;
  • Panquecas e waffles;
  • Frutas, tanto as miúdas, como frutas vermelhas, que vão bem com as panquecas, como o abacate, que é super reforçado e combina com quase tudo;
  • Sucos, leite, café, café, café;
  • Mimosa, o drink leve e refrescante elaborado com espumante e suco de laranja;
  • Doces variados.

O ambiente faz toda a diferença

Pra mim, um bom brunch é aquele em que, além de degustar opções deliciosas, as pessoas se sentem à vontade, bem-vindas e encantadas com tudo à sua volta.

E pensando nisso, não dá pra deixar de falar do ambiente, não é mesmo? Inclusive, esse foi um dos aspectos que tornou a experiência no apartamento da Melissa ainda mais marcante. Por lá, tudo era lindo, bem cuidado, cada detalhe pensado para tornar a experiência ainda melhor.

Interior da casa de Maria Antonieta em Versailles. Photo: Divulgação

Para começar, preciso contar que ela mora em um apartamento deslumbrante, na cidade de Omiya em Saitama. A decoração é toda inspirada na Maria Antonieta, que foi Rainha da França e tinha um estilo marcante e muito sofisticado. Aliás, se estiver passando por Versailles, na França, saiba que é possível agendar um tour pela casa. Saiba mais aqui

No apartamento da Melissa, cercado de plantas por todos os lados, a gente consegue até se esquecer de que está no meio de uma cidade grande. Imagine que ela produz frutas deliciosas, como jabuticaba, morango, maracujá e amora, em enormes vasos.

E a mesa de brunch? Nossa, ainda me recordo dos detalhes. A toalha de mesa, os enfeites, a porcelana, a forma como Melissa organizou todos os pratos, tornando tudo mais convidativo.

Foi um encontro muito inspirador e eu saí de lá querendo compartilhar tudo com vocês. Portanto, se você estiver pensando em receber convidados para um brunch na sua casa, não se esqueça de prestar atenção à decoração e aos detalhes.

Euzinha, encantada com a decoração e muito grata pelo convite.

Explore os pontos fortes da sua sala, ou, se o clima estiver propício,  faça o evento em uma varanda. Use e abuse de flores e frutas na decoração e lembre-se que o brunch pede um clima alegre e descontraído, o que faz com que o uso de cores seja uma ótima opção.

Brunchs famosos mundo afora

Ainda falando de brunch, tem outra experiência que eu considero sensacional e acho que todo mundo deve fazer, quando tiver a oportunidade. Estou falando de procurar lugares especiais, seja na sua cidade ou em um destino de viagem, que oferecem um brunch caprichado.

Aqui, vou listar alguns lugares que todo mundo deve conhecer!

Café de La Paix, em Paris

Um dos brunchs mais famosos da cidade luz. O Café de la Paix fica localizado na Praça da Ópera, em frente a Ópera Garnier, um espaço muito sofisticado. O Café costumava ser ponto de encontro de pensadores, filósofos e escritores e hoje é um destino turístico certo para quem aprecia boa comida em um ambiente requintado.

A sensação é a de se estar em um palácio! É tudo maravilhoso, grandioso, sempre com música boa. E o brunch é completíssimo, com uma seleção incomparável de queijos, frutos do mar, charcutaria e uma enorme mesa de doces. Tudo isso acompanhado de champagne rosé. Imperdível, não é?

Café de La Paix em Paris

Bubby´s, em Nova York

O Bubby´s fica localizado no Meatpacking District, uma região super moderna de Nova York. O restaurante tem todo o clima da cidade: é descolado, moderno e delicioso. E como se não bastasse, já apareceu na famosa série Sex and the City. Quer algo mais novaiorquino que isso?

No menu, os destaque são as panquecas – consideradas as melhores da cidade – sanduíches e as tortas caseiras, cada uma mais deliciosa que a outra. Apesar de estar sempre lotado, vale muito o tempo de espera além do – segundo a maioria – o atendimento é impecável.

As meninas do Sex and the City no Bubby´s em Nova Iorque

Botanikafé, em São Paulo

O Botanikafé tem três unidades em São Paulo e todas oferecem brunch. O ambiente é super agradável, com plantas maravilhosas dando um toque especial à decoração. No cardápio, várias opções de toasts (experimente a de figo com queijo de cabra e alecrim!), pães, sanduíches e bowls. A carta de cafés também é bastante completa e muito bem selecionada.

Vale a visita!

Botanikafé em São Paulo Photo: Versatille

 Sarabeth´s, em Tóquio

O Sarabeth´s é um restaurante novaiorquino que agora tem quatro lojas no Japão. O brunch por ali é delicioso e nos faz viajar imediatamente para a cultura e os sabores dos norte-americanos.

Como destaque, as torradas de pão francês, a panqueca de ricota e as “Omeletes do Fazendeiro”, com presunto, batata e queijo Gruyere. Recomendo!

 Sarabeth´s em Tokyo

Tocoro Café & Bar, em Yamanashi

Esse é pequeno um café localizado ao pé do Monte Fuji, onde estive recentemente. A especialidade são os ovos beneditinos, que são preparados com qualidade e muito capricho.

Eu sou vegetariana e não comi todos os itens do prato. Mas saiba que o ovo foi servido perfeitamente, com a gema mole, o pão tostado, quentinho, o creme holandês brilhante e uma salada de folhas orgânicas estavam bem frescas. A tradicional experiência do brunch, não é mesmo?

E você? Já comeu algum brunch maravilhoso? O que não pode faltar nos seus eventos?

Compartilhe comigo!

Tocoro Café & Bar em Yamanashi-ken

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *