E no finalzinho desse outono, ainda há chances de apreciar e fotografar a paisagem, com belos tons amarelados e vermelhos, invadindo e complementando um cenário único.
Porém, uma árvore, em especial, é adorada e fotografada por muitas pessoas – mas muitos não sabem sobre a sua história e a sua importância, inclusive para o povo japonês.
Hoje trouxe um artigo exclusivo sobre o Ginkgo Biloba, uma árvore medicinal que chega a viver mais de mil anos! Há anos venho falando sobre essa planta que me conquistou – a história e os benefícios – com as pessoas à minha volta, faço uso dela para a minha saúde e demorei muito para soltar esse artigo. Erro meu. Quem sabe poderia ter ajudado mais pessoas, colocando aqui no blog. Mas se a hora certa era essa, vamos lá!
Ginkgo Biloba: Um Patrimônio Natural da Humanidade
Ginkgo Biloba (também conhecida por nogueira-do-japão) é uma árvore que teve sua existência na China e hoje é considerada um fóssil vivo, visto que já existia há cerca de 200 milhões de anos e habitava este planeta juntamente com os dinossauros. A árvore também é um símbolo de paz e longevidade no Japão, visto que foi uma espécie que sobreviveu ao ataque das bombas atômicas em 1945.
A árvore teve seus primeiros estudos feitos pelo médico alemão Engelbert Kaempfer ainda no século XVII, mas só veio à tona mesmo após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), após as pessoas ficarem surpresas de como esta planta teria não só sobrevivido à radiação das explosões da bomba atômica em Hiroshima e como também começou a brotar novamente no solo da cidade totalmente devastada.
A Ginkgo Biloba passou por muitos anos sendo considerada extinta da natureza. Seu renascimento veio após ter sido localizadas duas pequenas áreas na província de Zhejiang (na China) com exemplares totalmente intocados e ainda preservando sua linhagem milenar. Após isso a planta passou a ser cultivada nos mais diversos continentes ao redor do mundo.
Estas são árvores que perdem totalmente as suas folhas no inverno. Sua altura pode chegar a 35 metros e existem algumas espécies chinesas que podem atingir os 50 metros!
Quais são os principais benefícios da Ginkgo Biloba
Devido a Ginkgo Biloba ter sobrevivido à radiação em Hiroshima, a planta passou a ser cada vez mais estudada e comercializada. Suas folhas são usadas principalmente no combate aos radicais livres e para auxiliar a oxigenação cerebral.
A Ginkgo Biloba é excelente para quem quer dar um start mais energético no dia ou até conseguir uma alternativa ao café. Ela pode ter diversos benefícios como o aumento da oxigenação cerebral, deixando o órgão mais ativo e disposto. Pode melhorar no controle da ansiedade e também pode atuar como um poderoso diurético.
A folha da Ginkgo Biloba também é bastante usada como fonte de cereais integrais, pode terem um alto índice de fonte de fibras, auxiliando o controle da glicemia. Ele pode ser consumido pela manhã, por exemplo, como mingau ou até sendo preparado como omelete e massa de panqueca.
Outro famoso uso da plana é como chá verde. Sua poderosa composição termogênica faz com que haja uma aceleração do metabolismo, dando mais disposição e energia ao dia-a-dia.
A grande vantagem é que a planta possui menos cafeína que o café, fazendo com que seja uma perfeita alternativa para quem não consegue largar o cafezinho. Incluindo o chá de Ginko Biloba, o seu dia pode ter outros benefícios como o relaxamento das paredes arteriais, a dilatação de vasos sanguíneos, a melhora no fluxo arterial e até o favorecimento na produção de óxido nítrico no organismo.
Porém, um dos usos mais famosos é o consumo de sucos energizantes. O suco WheatGrass, por exemplo, é uma excelente combinação que usa a grama do trigo como fonte de clorofila, funcionando como um tônico para o organismo, trazendo mais energia e disposição nas horas após o consumo.
A Ginkgo Biloba pode ser encontrada nos principais mercados em forma de Levedura Nutricional, sendo mais comumente em forma de pó, que pode neste caso ser adicionada aos mais diversos tipos de refeições e bebidas, como saladas, shakes, sucos, sopas e frutas. A levedura é rica em proteína e tem altos índices de Vitamina B, favorecendo a formação de energia no organismo.
Onde encontrar? Em qualquer site de vendas de produtos naturais, em farmácias e já vi até no Daiso (escrito assim na embalagem イチョウ葉 ).