As Minhas Aventuras em Histórias

Todos os anos, quando chega a época do outono, tenho a sensação que é o momento em que preciso finalizar os projetos que comecei e colocar em prática o que vinha idealizando ao decorrer de todos os meses, com a certeza de que assim os meus objetivos serão alcançados.

Acredito que tudo somente fará sentido e que o ano tenha sido realmente produtivo se exatamente nessa época eu consiga ver todos os meus planos sendo concretizados ou trabalhando para que tudo aconteça dentro do esperado.

Ainda não sei explicar o motivo de tudo isso, é uma algo meu, desde que vim morar no Japão. Talvez seja o momento em que internamente eu busque uma razão para identificar que o meu dever foi cumprido, ou uma forma de não pensar em banalidades, tão comuns no final do ano. Penso também que é o fechamento de um ciclo para buscar outras realizações pessoais. Isso me motiva ano após ano para estabelecer as minhas metas. 

Photo: Getty Images

Em Busca de Novos Ares

Como falei, o outono é uma época que mexe bastante comigo e com as minhas sensações. Por isso, sempre que possível eu busco mudar de ambiente para que eu possa ter as minhas inspirações e assim, completar os meus objetivos.

Nesse ano, com a pandemia, aparentemente sob controle, resolvi passar alguns dias em um novo local. Entre buscas e pesquisas, acabei me encantando com a cidade chamada Manazuru, que está localizada na província de Kanagawa. Conseguimos uma casa numa colina, num local encantador, acolhedor, o lugar perfeito para cumprir um dos meus projetos em andamento para o próximo ano e para fotografar cenários com café

A escolha pelo lugar, além de ser exuberante, com sua vista para o mar, também foi por conta de levar as minhas companhias peludinhas e diárias, que neste momento e cenário deslumbrante, não deixaria de fora.

Assim, entre as minhas malas e arrumações, embarcamos nessa viagem com os nossos três gatos, chamados Latte, Caramel e o Toffee, que possuem nomes nada sugestivos para uma barista, não é mesmo? Porém, sobre como escolhi os nomes pode ser uma história a parte aqui para vocês.

  • A Minha Vida com os Felinos

Reconectando com o Meu Passado

A região me traz muitas lembranças de quando eu ainda estava conhecendo o Japão, pois é bem próximo de Atami, por ser a sede da igreja que a minha família frequenta. Já faz tanto tempo que parece que foi em outra vida, quando olho para trás e vejo tudo o que passei e me sinto hoje totalmente adaptada com a vida que levo. 

Lembro dos meus objetivos que buscava quando cheguei aqui nesse país que tanto amo e faço a reflexão de quantos deles já foram cumpridos e quantos outros eu ainda vou realizar. Por isso, a importância de voltar a um ambiente que me traz boas lembranças, lá do comecinho….e lá se foram mais de duas décadas. Parece que foi ontem.

Acabo me recordando com alegria e, claro, com muita saudade de quando tinha momentos com a minha família na Heiwa Shopping Street, que nada mais é que uma ladeira em frente a estação de Atami.

Atami Station Ekimae – Heiwa Shopping Street

Esse local é repleto de lojas de doces e de souvenires, aqueles objetos locais característicos para presentear com uma boa lembrança do local. É claro que como barista que sou, não poderia faltar às cafeterias de lá, que sempre me recordo com entusiasmo do café local.

A região também me traz lembranças dos famosos oniguiris, que são bolinhos de arroz – preparados pelas tias – sendo abertos e comidos ali mesmo na ladeira.

Diferente do formato que encontramos nos mercados e lojas de conveniência do Japão, em que os bolinhos são triangulares, na época, as tias que preparavam não tinham essa informação e faziam tudo em formato redondo e grande. E tudo era muito bom. Às vezes, me vejo preparando os oniguiris nesse formato redondo para relembrar com saudades dessa época….

Os Dias Perfeitos para Descansar e Trabalhar

A minha escolha não poderia ter sido melhor, estava precisando me reconectar com os meus objetivos e também aproveitar um novo ambiente e desfrutar de uma nova paisagem. Acredito que isso é importante para recarregar as  energias diárias. 

Os dias não poderiam ser melhores ou mais perfeitos aos quais eu passei por lá, tudo se encaixava exatamente como eu estava imaginando. Sabe aquele friozinho do outono? Então, ele estava presente o tempo todo.

Ah, claro que não poderia faltar o café nessa aventura toda, não é mesmo? Existem várias cafeterias, umas mais simples, mas com cafés interessantes, outras mais aconchegantes e por aí vai. Como barista curiosa, queria desfrutar de todas, mas com o tempo curto, nem sempre isso é possível. Escolhi apenas uma para indicar.

Café Agir, a cafeteria mais charmosa da estação de Atami.

Dentre todas as opções, eu gostei mesmo é da cafeteria chamada Café Agir. Assim que cheguei, pude perceber o cuidado em cada detalhe do local. Todos os detalhes foram pensados e organizados e a decoração lembra as pequenas e charmosas cafeterias francesas, ao qual sou extremamente apaixonada.

 Localizada bem em frente à estação de Atami, vale a pena uma paradinha ali para um café. Sem pressa. Existem várias opções de bebidas com café no menu – quentes e gelados – e os acompanhamentos doces – bolos, pudins e panquecas com frutas – são imperdíveis.

www.cafe-agir.jp

Um Pouco Mais de Manazuru

A região de Manazuru é simplesmente exuberante é ideal para quem busca aconchego e dias para passear e relaxar. O meu caso é exatamente esse, poder aproveitar ambientes e lugares mais calmos enquanto me conecto com as minhas atividades e os meus projetos pessoais.

Você deve estar se perguntando: como é a região, correto? Imagina aquele mar em que as ondas vêm até as grandes rochas em sua margem. O encontro das águas com as pedras é capaz de fazer um espetáculo à parte. Para quem gosta dessas delícias da natureza, estar diante de uma paisagem assim é capaz de despertar sensações únicas e quase indescritíveis. 

Por onde você estiver em Manazuru é possível acompanhar o entardecer de tirar o fôlego. Ver o sol se pôr no horizonte é mais uma contemplação única do local. Tudo parece estar sendo retratado em um quadro de tão perfeito que a paisagem fica. 

Manazuru ainda guarda segredos que possuem mais de mil anos. Os turistas buscam conhecer locais em que os antepassados dos japoneses criaram com muita dedicação e carinho, como é o caso do Santuário Kibune em que, segundo a história, foi construído no ano de 889.

O Santuário Kibune.

Erguido em uma colina no Porto de Manazuru, o santuário atua como guardião da cidade.  Aqui você pode orar e contemplar a beleza lá de cima. Todos os anos, em julho, há um importante evento cultural folclórico, o “Festival Kibune”, que obviamente, devido a pandemia, está há dois anos suspenso, mas segundo os moradores, tudo voltará ao normal em 2022. Oremos né?

Como o meu tempo não foi longo por lá – o que foi uma pena – e quem quiser explorar melhor a região, nesse link  você encontrará várias atrações interessantes ao redor dessa cidade.

As Minhas Aventuras em Histórias

Sempre gosto de compartilhar com vocês minhas histórias, sejam aquelas em que eu me aventuro por esse país ou as dos meus alunos. O café se faz tão importante em todos os momentos, como qualquer leitor já pode ter reparado. 

Tenho a sensação de que estar em contato com a natureza e com belas paisagens, assim como as que Manazuru possui, é a forma de recarregar as minhas energias no outono para enfrentar os objetivos que o próximo ano terá.

Por isso, sempre que possível, estarei por aqui escrevendo como forma de incentivar a qualquer pessoa a buscar a também lutar pelos seus sonhos, encarar os seus desafios e, com toda a certeza, superar todos os seus objetivos.

Caso queira mais inspirações, é só me acompanhar por aqui, tenho certeza de que você vai se aventurar e aproveitar muito, assim como eu. Sempre esperarei vocês para compartilhar as minhas aventuras. 

#entrecafeseviagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *