Entre Cafés e Editoriais de Moda: a História da Barista e Modelo

O meu contato com as pessoas que fazem o meu curso vai além da relação entre professor e aluno, muitos se tornam grandes amigos e colegas de trabalho. Hoje, venho contar a história da minha aluna Andreia Ferri, com quem mantenho uma bela amizade.

Andreia mora há 11 anos no Japão e sempre trabalhou como modelo em Tóquio, mas viu no café uma grande oportunidade de negócios no futuro. Ela demonstrou ser uma pessoa dedicada desde a primeira hora da aula e com vontade de aprender tudo sobre o universo dos grãos.

Hoje vejo nela o amor pela profissão de Barista, o que me encanta e faz com que eu torça cada vez mais pelo sucesso da profissão que ela também escolheu.

Barista: Como Tudo Começou

Trabalhar como barista nem sempre foi o principal objetivo de Andreia, já que buscava investir em sua carreira de modelo. Porém, sempre gostou de apreciar um bom café todas as vezes em que podia.

Chegando no Japão no início da década de 2010, tinha como desafio se adaptar a cultura e o dia a dia do japonês e percebeu como os japoneses amam café.  Assim, com o passar dos anos foi cada vez mais se interessando pela bebida. Com isso, colocou em seus planos estudar mais sobre e aprender as técnicas para um preparado de qualidade.

Andreia há 11 anos trabalhando como modelo.

A ideia de fazer um Curso de Barista já estava certa, mas ainda não sabia onde fazer. Entre uma pesquisa e outra na internet, com a intenção de escolher um ensino de qualidade e que pudesse colocar em prática tudo o que aprendesse. Andreia procurava uma escola em Tokyo mesmo e, assim, quando encontrou a minha escola, percebeu que o meu curso oferecia o que ela queria aprender.

A expectativa pelo Curso de Barista

Com a inscrição realizada, a expectativa era cada vez maior até que o dia da primeira aula começasse. A oportunidade era para ter a certeza de que trabalhar como Barista, era isso mesmo que queria para sua vida.

Andreia lembra que o primeiro dia do curso foi extremamente interessante e logo de início ficou entusiasmada com tudo que aprenderia. Ela percebeu que sairia do básico, já que tinha uma cafeteira dessas de uso doméstico e que ela não permitiria se especializar ou se aprofundar em tudo o que envolve o café.

Uma amizade que começou em sala de aula.

O curso promoveu uma visão mais ampla do que realmente é ser Barista e tudo o que ele pode fazer, além de ter um conhecimento maior sobre os blends.

O treinamento apenas aguçou mais a vontade e a paixão pelo mundo dos cafés. A cada momento do aprendizado, Andreia enxergava os detalhes e via ali um futuro promissor na nova profissão que passaria a ser o seu desafio diário.

Dia a dia como Barista

Ainda no curso, Andreia já se via como dona do seu próprio negócio. O seu grande sonho é abrir uma cafeteria e poder administrar e trabalhar com aquilo que realmente ama.

Andreia no Blink Café

Hoje, o seu principal trabalho é em uma cafeteria chamada Blink Cafe Roppongi, que está localizada em um dos bairros mais charmosos de Tokyo.

A sua função como barista nesse café permite que ela não somente prepare as bebidas, mas decidir qual produto será vendido e realizar pedidos junto aos fornecedores. Andreia afirma: “atendo e cuido como se fosse meu”.

Apesar de trabalhar com uma máquina de espresso incrível, assim como eu, ela tem a preferência pelos cafés coados em filtros manuais e torra média. 

Reencontro com as alunas regado com muita cafeína.

O dia a dia é dividido entre a profissão de barista e de modelo, sua outra paixão. Ela conta que trabalha como modelo fotográfico, faz editoriais de moda e também faz aparições em publicidade e em comerciais de televisão.

Blink Café Roppongi

O Blink Café Roppongi está em atividade faz três anos. O espaço é amplo e, atualmente, comporta entre 20 e 30 pessoas que escolhem o lugar todos os dias para apreciar um delicioso café.

A localização é ao lado do Roppongi Hills, que é um complexo de prédios que fica na região central da cidade e um dos maiores empreendimentos imobiliários integrados do Japão. O bairro é especial por, além de abrigar o café, tem diversos espaços, entre eles: escritório, restaurantes, lojas, salas de cinema, museu, estúdio de TV, anfiteatro externo, museus, parques, entre outros. Por isso, não poderia estar instalado em melhor área.

Blink Smart Workspace

O café mais vendido é o Café Latte, já que é o mais pedido pelos frequentadores do local e se tornou o “carro chefe”. Além disso, o Café ainda serve alguns acompanhamentos para saborear os deliciosos cafés. Pode até parecer que o local ficou “abrasileirado”, já que o pão de queijo é o que caiu no gosto, sendo o mais pedido para acompanhamento. Nada mal, não é mesmo?

A cafeteria tem um menu completo para agradar à todos os paladares.

O Curso que torna o Sonho uma Realidade

Hoje eu vejo como qualquer pessoa que sonha em trabalhar como barista consegue, independentemente da profissão que tem. O amor pelo café não tem dimensão e todos que persistirem, conseguem encontrar o seu espaço.

Durante todos os anos em que disponibilizei o meu curso, conheci diversas pessoas que apostaram tudo nesse trabalho e acabaram colhendo ótimos frutos. Assim, como a Andreia, que trabalha em uma renomada cafeteria e, certamente, muito em breve conseguirá inaugurar o seu próprio espaço.

Sempre falo que o curso é somente o pontapé inicial e que, a partir dele, os caminhos começam a surgir e basta agarrar a oportunidade para crescer na profissão. Faço questão de apoiar e aconselhar a todos, mesmo que já tenha terminado as aulas.

A minha Escola nasceu com o propósito de ensinar por amor e ser uma base para que todos alcancem os seus objetivos como barista, seja onde for o local ou país de atuação, já que o café está na cultura de muitos povos.

Assim, eu fico aqui aguardando os novos alunos que queiram embarcar nessa comigo e com os demais que já ganharam o seu certificado. Estou ansiosa para te conhecer e compartilharmos conhecimentos juntos. Venha se inscrever em meu curso e fazer parte do nosso time de Baristas, terei o prazer de te ajudar em sua jornada.

#entrecafeseviagens

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *