Muitas vezes a paixão por uma profissão começa logo cedo, desde criança, como é o caso do José Yamamoto, que cresceu nasceu e cresceu na Bolívia e ajudava sua mãe desde o plantio até beber um maravilhoso café todos os dias. Esse case de sucesso, demonstra que o amor pela profissão barista pode iniciar em qualquer idade, mas é necessário perseverança e força de vontade também.
Hoje, o meu aluno barista, possui o seu próprio negócio e espera prosperar cada vez mais, vivendo de seu objetivo que se tornou realidade. Todos os dias ele se divide entre o prazer em servir os seus cafés e na luta diária em administrar a Cafeteria El Mana.
Onde tudo começou
A infância junto com a sua família sempre teve o café envolvido e que ele leva consigo em suas lembras. José, sempre fascinado com a beleza do plantio dos grãos de café, auxiliava a sua mãe a plantar e colher. Porém, não parava por aí, ele aprendeu a torrar e preparar uma deliciosa bebida para ele e sua matriarca.
Com o tempo passando e o amor pelo café crescendo, foi surgindo à vontade em ter o seu próprio negócio. Era preciso também ter conhecimentos para colocar em prática o seu sonho em ter a cafeteria para chamar de sua.
Entre um dia e outro, navegando pela internet e nas páginas das Redes Sociais, ele encontrou o meu curso na internet e logo se interessou. Viu ali o complemento que faltava em sua capacitação e torna-se ainda mais profissional no que estava disposto a fazer e ser. O curso de barista somente tinha duas vagas e logo não perdeu tempo, fez a sua inscrição.
José Yamamoto recorda que foram dois dias intensos de cursos, mas que foram extremamente bem aproveitados e que agregou em muito nos seus conhecimentos. Ficou encantado por poder conhecer ainda mais sobre o mundo do café. Além de conhecer outras pessoas com sonho em comum: a vontade em ser Barista.
A Cafeteria EL MANA
O meu aluno conta que sempre soube da necessidade em estudar muito sobre o café e a profissão que escolheu para si. José conheceu o barista Kim Ossenblok online e nesse caso, aprendeu com ele de forma totalmente virtual. Kim o inspirou em seguir o seu objetivo.
A sua esposa Marcia, sempre o apoiou nesse sonho e assim decidiram abriram um negócio, a cafeteria que é chamada El Mana, que significa a provisão de Deus. Tudo começou na casa deles, com espaço suficiente em seus doze cômodos, o jeito foi começar por ali mesmo. Então, fizeram uma reforma em dois quartos e o sonho começava tornar realidade.
A cafeteira tem um estilo japonês e começou de forma simples, servindo café da manhã, café com bolo, sucos e lanches e sanduíches. Porém, a intenção sempre foi de crescer e ampliar os horizontes. A busca por novas oportunidades e aprendizados nunca parou, pois sabiam que estavam apenas começando.
Hoje em dia, a loja é especializada em café, mas nem sempre foi assim. Dos seis anos em que possui o negócio, somente desde os últimos três em que realmente é uma cafeteria.
Desde o início os dois estão em um local no centro da cidade de Nagahama-shi, em Shiga-ken, no Japão. O espaço não é apropriado e nem estratégico para esse tipo de comércio, mas, como sempre o começo é difícil, é o que podem pagar.
Com o passar tempo, sempre se apoiando nos estudos e no crescimento profissional, pouco a pouco a visão dos dois foi se consolidando. Assim, puderam colocar em prática tudo o que já tinham absorvido de conhecimento e, de forma técnica, foram ampliando e mudando o conceito do negócio para até então, tornar-se a cafeteria que é hoje.
O espaço conta com 3 mesas e um balcão para 2 pessoas, ideal para aquele café rápido, mas com sabor intenso que pode alegrar o mudar o dia de quem passar por ali. Não é muito grande, mas com certeza possui um aconchego.
Suas Especialidades em Café
Meu aluno se orgulha de seus passos e de cada trabalho realizado. Atualmente trabalha apenas com grãos de especialidade e sempre buscam trazer novidades, para esquentar ainda mais o estabelecimento e prosperar o crescimento. José conta que os grãos que têm mais saída são de variedade Geisha e Peaberry.
Desde o ano passado também começou a vender os grãos de café que ele próprio torra. Os japoneses, sempre encantados e confiantes de que o lugar oferece ótimas bebidas, eventualmente questionam Jose qual é o mais indicado, entre os cafés da Guatemala, Etiópia, Brasil, Panamá, Bolívia. Assim, ele responde: “Qual o tipo de café que você gosta?”.
Essa resposta é pensando no próprio cliente, pois, segundo ele, cada pessoa tem um paladar diferente. Assim, com certeza, o dele é diferente de quem frequenta o seu estabelecimento. Porém, não significa que ele não possa preparar aquela bebida quente e saborosa. Os japoneses, normalmente, em sua grande maioria, optam e gostam muito do Coffee Drip (coados manualmente).
Além dos cafés, com diversas variedades, o menu ainda conta com bolos, sanduíche, quesadillas, pães doces que eles próprios fabricam, um delicioso pétit gateau que é receita adaptada da casa, entre outras opções.
O Curso de Barista que Mais Forma Profissionais de Sucesso
Tenho certeza de que o Curso de Barista que ofereço contribui ainda mais para cases de sucesso profissional como esse. É um orgulho ver a trajetória de cada aluno e acompanhar de perto cada evolução, cada sonho e cada passo que eles dão. Os objetivos sempre sendo alcançados é o que me move a querer compartilhar ainda mais os meus conhecimentos.
José é um homem dedicado e que ainda crescerá mais em sua jornada como barista. O seu sucesso com certeza vem também da sua força de vontade em estar sempre estudando e se atualizando.
Além da história contada aqui, ele já concedeu três entrevistas para jornais locais de sua cidade atual no Japão, o que fez crescer ainda mais a sua clientela. Isso que é sinônimo de um futuro promissor e de sucesso.
Já pensou em ser barista e brilhar nessa profissão? Viver entre o aroma e o sabor do café e arrancar um sorriso de satisfação de cada cliente? Eu te convido a fazer parte da nossa família no curso da Siam Travel & School.
Venha se tornar um case de sucesso profissional. Você vai adorar o curso e aprender algo que você nunca tinha pensado antes. Além de ter a percepção de como o trabalho com café pode abrir inúmeras oportunidades. Fico ansiosa em te conhecer.