Sayuri Kanashiro: a Barista que Sonha em ter o seu Próprio Café

Sempre há histórias e cases de sucesso profissional em que nos inspiramos e nos incentivam em realizar os nossos sonhos. A barista Sayuri Kanashiro, minha aluna, é uma daquelas mulheres determinadas – com carinha de menina – e engajadas em realizar os seus objetivos, mesmo com todas as dificuldades que o caminho da vida possa nos trazer.

Hoje, a barista que trabalha em uma cafeteria japonesa, divide o seu tempo entre os cafés e as massagens. Porém, a sua paixão pelo café sempre fala mais alto e a vontade de abrir o seu próprio café ainda está em seus planos.

A minha aluna Sayuri Kanashiro, no Café Saladeli

Primeiros Passos Como Barista

O sonho em ser barista acompanha Sayuri Kanashiro desde muito nova, pois sempre foi apaixonada pelo café, essa bebida que todos nós somos apaixonados pelo seu sabor e aroma. Contudo, com uma rotina intensa, pois é mãe de quatro filhos, não a deixava colocar em prática o seu grande objetivo.

Um dia, navegando pela internet, entre uma postagem e outra, encontrou o meu Curso de Barista no Facebook. Imediatamente, aquele sonho que estava dormindo, acabou despertando. Assim, com a vontade em aprender, inscreveu-se imediatamente.

Desde o primeiro dia do curso, encantada com a possibilidade de colocar aquele objetivo pessoal em prática, esteve sempre disposta em aprender todas as técnicas que poderiam agregar ainda mais em sua trajetória como barista.

Sayuri sempre foi aplicada, pois havia feito alguns seminários, mas sem nenhum conhecimento aprofundado. Assim, o curso foi a oportunidade que ela enxergou em agregar mais valor em seus estudos.

Um dos pontos que mais chamou atenção foi a condução das aulas, de forma dinâmica e ali já poderia ver como seria o dia a dia como barista. Os colegas de aula também foram essenciais, para contribuir ainda mais com essa troca.

Sayuri com os alunos do Curso de Barista em Aichi-ken.

A Cafeteria e o Grande Sonho

O sonho e o desejo em trabalhar com café, em um ambiente acolhedor e que pudesse ter contato com o público, sempre foi grande.  Porém, voando mais alto ainda, um dia Sayuri planeja abrir o seu próprio negócio.

Atualmente trabalha em uma cafeteria japonesa, chamada Café Saladeli, mas divide o seu tempo atuando também na área terapêutica, como massagista.

A cafeteria em que trabalha é conhecida por ser aconchegante e pelo excelente atendimento. Possui como especialidade o café, mas, além disso, também tem o costume em servir acompanhamentos, doces, sorvetes e refeições.

O menu do Café Saladeli é tão variado que fica difícil escolher.

Por lá, o Regular Coffee é que caiu na graça dos frequentadores e se tornou a mais pedida. Porém, o grão que representa e marca a identidade do café é um blend especial da UCC. Agora, em relação aos pratos, os que mais de destacam são as Panquecas com Frutas, o Curry e a Pasta.

No Café, minha aluna tem um expediente agitado, mas que não a deixa desanimar nenhum minuto. Ela costuma auxiliar em tudo o que está precisando, desde atender os clientes, preparar deliciosas bebidas, até contribuir com o pessoal da cozinha na preparação das refeições, por exemplo.

Sayuri não se desanima, conquistou o sonho em ser barista e certamente, devido à sua determinação e força de vontade, logo conseguirá realizar o sonho de ter o seu próprio café. Você também não ficou com vontade de conhecê-la e tomar um café no Saladeli?

UCC – A Maior Empresa de Café do Japão

UCC é conhecida por ser a única empresa conhecida no mundo que é capaz de administrar da produção do café até o consumo. Ou seja, “da xícara à semente”.

Ela é responsável desde o cultivo das mudas em propriedades nos países de produção, passando pela aquisição e importação de matérias-primas, P&D e garantia de qualidade, fabricação, distribuição e vendas de produtos e a promoção da cultura do café.

Conhecida por sua qualidade e entrega dos produtos, a empresa oferece café moído e instantâneo. Seu café mais famoso é o Blue Mountain, conhecido por seu sabor equilibrado, ele é cultivado e colhido nas propriedades pertencentes à UCC no Caribe.

Jamaica e Havaí são outros países em que estão as propriedades onde ocorre todo o plantio e a colheita do Café. Apesar do ambiente ideal em que o café é cultivado, o local tem um clima que não coopera muito, pois se trata de um terreno montanhoso que fica de 800 a 900 metros acima do nível do mar.

As plantas de café são cultivadas em mudas e depois transplantadas para a propriedade cafeeira. As propriedades costumam comprar as mudas já crescidas, seguindo um critério rigoroso de seleção, onde os produtos são classificados e os grãos vendidos.

Depois eles passam por uma fase de degustação e uma amostra é enviada ao Coffee Industry Board (CIB), onde são rotulados como Blue Mountain Coffee Craighton Estate e enviados em barris de madeira.

#entrecafeseviagens
O Blue Mountain, direto da Jamaica para a nossa xícara. Photo: Divulgação

Em seguida, uma amostra de todo o transporte de café para a UCC é enviada ao Japão, onde é inspecionada por avaliadores e tudo o que é aprovado é carregado nas barcaças. Após esse processo, quando chega ao Japão o café é inspecionado novamente para garantir que é da mesma qualidade dos grãos da amostra original.

Somente após todo esse processo, que é realizado de forma minuciosa, que o café está preparado para ser distribuído no país. A qualidade é o principal carro-chefe da UCC, por isso, os seus produtos fazem tanto sucesso.

Os produtos da UCC são facilmente encontrados em qualquer lugar do Japão.

Professora Feliz e Encorajando Novos Alunos

Sempre tive orgulho dos meus alunos e com a Sayuri não foi diferente. Mesmo com todas as dificuldades diárias, ela continua focada em seu objetivo e tenho a certeza de que ela vai conseguir. São histórias como essa, que me dão ainda mais força de vontade em continuar compartilhando os meus conhecimentos.

Sayuri é tão jovem, já constituiu uma linda família e mesmo assim não deixa de investir em seus sonhos.

O trabalho com café é o que me move, é algo recompensador em minha vida. Fico feliz por estar fazendo algo que amo e por proporcionar a satisfação de alunos e clientes com essa deliciosa bebida que, certamente, todos têm uma memória especial com ela.

Tenho plena convicção que todo barista sempre se sente realizado quando seus blends são reconhecidos, quando o sabor e aroma são elogiados. O carinho e a dedicação na preparação são os verdadeiros toques especiais.

Assim como a Sayuri, sei que muitos dos meus alunos conseguirão alcançar uma trajetória de sucesso e muito feliz. Que todos os sonhos e objetivos serão cumpridos de forma que espalharão ainda café na vida das pessoas.

Você tem vontade de ser tornar barista profissional e trabalhar com café? Já pensou em abrir o seu próprio negócio e expandir os seus horizontes? Assim, eu te convido a fazer parte da nossa família no curso da Siam Travel & School.

Tenho a certeza você vai adorar o curso, aprender algo que você nunca tinha pensado antes e ver como o trabalho com café pode abrir inúmeras oportunidades. Fico ansiosa para te conhecer.

Venha Aprender a Trabalhar com Café com quem Ama a Profissão.

 

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *