O Estilo Hygge de Ser dos Dinamarqueses

O destino era Copenhagen, na Dinamarca com parada obrigatória em Istambul e o meu primeiro mundial de barista fora do Japão.

A ansiedade era imensa, aliás, seria a primeira vez que eu estava indo para paises da Europa  e eu não fazia a menor idéia do quanto a minha vida (pessoal e profissional) mudaria após essa viagem.

Conhecer dois países em apenas dez dias com culturas tão diferentes e tão particulares, foi muito intenso e eu parecia estar numa montanha russa de emoções.

Não foi uma viagem de turismo, já que fui para o Mundial de Baristas e só saia de lá quando terminava o evento.  Ainda assim foi possível conhecer o Canal Nyhavn e a Escultura da Pequena Sereia, o que para mim já valeu muuuito.

Um Por do Sol Fabuloso no Canal Nyhavn. Photo:Divulgação

Um Pouquinho do Canal Nyhavn

O canal foi escavado por soldados entre 1671 e 1673 a mando do rei Cristiano V, para permitir o acesso dos barcos mercantes a Kongens Nytorv. Muitos e ricos mercadores instalaram-se então em seu redor, dando início à era de ouro de Nyhavn.

Os dias de prosperidade chegariam ao fim no início do século XIX, quando os mercadores abandonaram a zona depois do bombardeamento da cidade por parte da marinha inglesa em 1807, durante as Guerras Napoleônicas.

Seguiu-se um período de decadência, em que a zona ganhou a reputação de ser um antro de prostitutas e marinheiros.

Foi precisamente neste período que viveu em Nyhavn o seu mais ilustre morador, o famoso escritor dinamarquês de histórias infantis Hans Christian Andersen. Andersen viveu em Nyhavn durante mais de vinte anos e foi ali que escreveu os seus primeiros contos em 1835. 

Apesar de ter escrito diversos romances adultos, livros de poesia e relatos de viagens, foram os contos de fadas que tornaram Hans Christian Andersen famoso.

Atualmente, quase todos os edifícios de Nyhavn foram transformados em bares, cafés e restaurantes, muitos dos quais se gabam orgulhosamente do seu passado como bordéis.

A zona transformou-se numa das mais famosas e concorridas da cidade e basta um pouco de sol para que as pessoas venham até à zona para passear, sentar-se na beira do paredão ou numa das dezenas de esplanadas a beber uma cerveja ou dar um mergulho nas águas do canal.

E lá estava eu, no meio daquelas casinhas coloridas, naquele cenário perfeito de cartão postal, tomando café, vendo o por do sol com o livro O Guia do Barista em mãos, que havia acabado de ser autografado pelo autor Edgard Bressani, figura cativa em todos os eventos importantes de cafés pelo mundo.

Eu, entre autor famoso e baristas japoneses campeões/Copenhagen

E a Sereia?

O famoso escritor citado acima, Hans Christian Andersen escreveu a história em 1836. Como homenagem, há uma escultura da Pequena Sereia no Cais de Langelinie em Copenhagen.

A triste história é a de uma jovem sereia que salva um príncipe de se afogar durante uma tempestade. Ela se apaixona perdidamente por ele e quer trocar o oceano pela terra firme. Para encontrar seu príncipe, ela renuncia a sua voz em troca de um par de pernas.

Ela tem três dias para ser beijada apaixonadamente por ele, para poder se transformar em um ser humano. Se ela não conseguir ser beijada, será transformada em espuma do mar.

Quer Surpreender a Quem Você Ama com Arte? Saiba Mais Aqui

O príncipe fica encantado por sua aparência mas não a reconhece – ele só se lembra de ter sido salvo por uma jovem com uma voz mágica. Por fim, ele se casa com outra.

Com o coração partido, a Sereia se atira do alto de um penhasco e se transforma em espuma do mar. Como homenagem, há uma escultura da Pequena Sereia no Cais de Langelinie em Copenhagen e é um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

A Estátua da Pequena Sereia

E esses foram os únicos pontos turísticos que pude conhecer, mas algo que me surpreendeu no país foi o estilo Hygge de ser dos dinamarqueses.

Trata-se de atitudes que eles tomaram para suas vidas, que podem ser muito benéficas para a saúde mental e é sobre isso que quero falar agora.

O que é Hygge?

Já na chegada, no aeroporto mesmo, comecei a pedir informações e a primeira impressão foi bem positiva, a de um povo bonito, extremamente educado, gentis e dispostos a dar todas as informações.

Aparentemente pareciam pessoas despreocupadas, felizes e sem nenhum problema na vida. Não entendi muito na época a razão para “tamanha felicidade”, acho que é coisa de brasileiro ser desconfiado….

E numa calçada de Copenhagen… um bate papo com essa doce senhora.

Mas somente muito tempo depois, lendo alguns artigos soube do estilo de vida dos dinamarqueses, que são considerados o povo mais feliz do mundo, que fui mais a fundo nessa história, comecei a pesquisar e a ler sobre tudo que falasse desse assunto.

Esse estilo de vida se chama Hygge (que se fala hyu-gê) Em tempo: tirei essa pronúncia do google tradutor.

A palavra é um tanto difícil de traduzir para o português, mas seu significado remete a diversão, bem-estar e conforto. Para o povo dinamarquês o que importa é buscar ser feliz nas pequenas coisas.

Eles sabem apreciar momentos felizes com a família e amigos, se sentem satisfeitos ao realizarem alguma atividade que gostam como ler um livro enquanto tomam um café, um chocolate quente, ou seja, o estilo Hygge remete em realizar atividades que sejam prazerosas para você e as pessoas ao seu redor.

Como Surgiu o Estilo Hygge?

A primeira vez que apareceu a palavra Hygge foi durante o século XIX, desde então ela se desenvolveu como parte da cultura desse povo.

Na Dinamarca as pessoas sofrem muito com o inverno que é longo e rigoroso, sendo que nessa época só há 4 horas de sol por dia, por isso os dinamarqueses passam muito tempo em suas casas, sem poder sair.

Assim o estilo Hygee ajuda as pessoas a tornar o ambiente que vivem mais aconchegante e a curtirem seu tempo com familiares e amigos ou mesmo sozinhos.

E como Adotar o Estilo Hygge?

Para adotar o estilo Hygge é necessário tomar algumas atitudes simples, como:

  • Tornar o ambiente aconchegante: para os dinamarqueses o ambiente deve ter uma iluminação suave e o uso de velas, além disso eles prezam o conforto, priorizando espaços simples, mas receptivos;
  • Ser presente: esse estilo de vida também recomenda que você esteja presente quando estiver reunido com amigos e familiares, por isso o uso do celular é proibido nessas horas, para que você possa dar toda a atenção a eles e assim intensificar seus laços;
  • Comer um doce: a Dinamarca é o país europeu que mais consome doces, pois eles consideram que comer um doce depois do almoço ajuda a combater o stress, além de adorarem café com canela.

    Preparei uma mesa bem dinamarquesa para esse artigo. Não poderia faltar a vela e nem a canela no café.
  • Ter igualdade: os dinamarqueses também não fazem distinção entre si, não considerando ninguém melhor ou pior e também ficando felizes pelas realizações da sociedade e não apenas por suas próprias;
  • Ser grato: a gratidão é um sentimento importante no estilo Hygge, pois por meio dele é possível agradecer pelas pequenas coisas e ver uma forma mais amena;
Photo by hygge-the-end
  • Ter um bom convívio: ser Hygge é buscar ter uma boa relação com familiares e amigos e dar importância aos momentos em que estão reunidos;
  • Não criar atritos: o povo dinamarquês preza o bom convívio e a harmonia, por isso evitam discussões e atritos;
  • Ter um refúgio: também é importante ter um cantinho em sua casa só seu, um lugar em que você possa ficar confortável e relaxar das preocupações do dia a dia.

Meu Estilo Hygge de Ser

Devo dizer que me identifiquei bastante. Me encantei por esse estilo de vida, pois sempre procurei deixar a minha casa o mais aconchegante possível e durante a pandemia passei a realizar mais dessas atividades, que são prazerosas para mim.

Mudei um pouco a decoração da casa e da minha escola. Ter esses ambientes decorados é gratificante e quando vejo também o quanto os meus alunos se sentem aconchegados aqui.

Muitos pensam que para decorar uma casa, precisam contratar um profissional da área ou de um investimento alto. Nada disso, precisa apenas é de um pouquinho de boa vontade e com o que você já tem em casa, conseguirá criar cantinhos lindos. Que seja apenas no seu banheiro. Já tá valendo.

Tirei tudo que estava guardado dentro de caixas e armários. Muitas peças trazidas das viagens e que não fazia sentido nenhum deixa-las guardadas. Agora estão todas espalhadas, sendo usadas para decorar a escola ou para criar cenários para fotografar.

Resolvemos encerrar esse ano tão desafiador, em um lugar tranquilo, rodeados pela natureza.

Estar em contato com a natureza é algo que faz parte da minha vida. Unir isso à fotografia rendeu fotos bem bacanas e despertou em mim essa vontade de continuar a melhorar cada vez mais. 

E no meio de tudo isso que estamos atravessando com essa pandemia, uma coisa boa que aconteceu recentemente, de forma natural, é que parei de tomar remédios para dormir, do qual eu era dependente há seis anos, pois tive problemas de insônia a maior parte da minha vida.

Só quem sofre ou já sofreu de insônia sabe o quão bom é ter uma noite de sono pleno. Foi libertador e hoje posso degustar um café sem culpa alguma na minha minúscula e decorada varanda da escola. Ouvi em algum lugar, que a sua casa pode te curar e hoje eu realmente acredito nisso.

Apesar de pequena, a minha varanda é o meu xodózinho.

Como você viu o estilo Hygge de ser dos dinamarqueses pode ser adotado por todas as pessoas, em qualquer lugar do mundo. 

E você, gostaria de ter um estilo de vida Hygge? Como seria seu jeito Hygge de ser? Deixe aqui nos comentários ou no meu inbox.  Adorarei saber.

Te espero no próximo artigo,

Com Amor e Café,

2 Comentários


  1. Ahhh q.lindo 😍 conteudo matavilhoso ! Super interessante saber a cultura de outros paises! E esse jeito Hygge vem bem nessa epoca q.estamos passando 🙏assim precisamos encaixar esse jeito HYGGE em nossas vidas p/superarmos mtas coisas . Parabens ☕️😉💯👏🎉e vamos brindar c/um delicioso cafe☕️😍

    Responder

    1. Olha que bacana! Uma sguidora que lê tudinho que a gente escreve, isso é maravilhooooossooo!!!
      Muito obrigada querida, espero um dia conhece-la e pegar um pouquinho dessa sua alegria de viver!
      Beijos cafeinados!!!!

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *