Vou contar a história de Marcelo Harada, mais um aluno de sucesso meu que se tornou Barista na Austrália. Diferente de outros alunos, ele ainda não é o dono do seu próprio negócio, mas se realizou em sua profissão.
Quando penso na minha ocupação de barista, me sinto muito grata também por ter a oportunidade de ensinar, pois por meio da minha profissão pude conhecer pessoas maravilhosas e ver o seu desenvolvimento após a conclusão do curso.
Como professora me dá um orgulho danado quando um aluno meu alcança o sucesso e eu não perderia essa oportunidade de contar a história do Marcelo. Quer conhecer e saber como é possível se realizar na profissão de barista?
Como Chegou até o Curso de Barista
Marcelo falou que seu interesse em fazer o curso de barista surgiu após assistir ao filme “O Besouro Verde” (The Green Hornet) de 2011. O filme conta a história de um jovem milionário chamado Britt Reid que formava uma dupla com Kato, um mecânico asiático a fim de se tornarem super-heróis.
O fato que chamou a sua atenção é que Kato sabia fazer um excelente café que o pai de Britt apreciava muito. Essa foi a primeira vez que Marcelo viu um Latte Art e foi nesse momento que despertou a vontade de aprender sobre esse mundo maravilhoso do café.
Depois disso uma amiga viu o anúncio do meu Curso de Barista numa revista que eu anunciava e comentou com ele sobre a possibilidade de aprender no Japão.
Marcelo contou que estava com as melhores expectativas sobre o curso, pois queria muito aprender a fazer café e que gostou muito do curso.
O treinamento serviu para direcioná-lo, pois ele já sabia o que queria para sua vida: ser barista. Eu me lembro de ser aniversário dele e saí correndo para comprar um bolinho e de como ele estava empolgado após o curso e investindo em bons equipamentos para estudar.
Durante o treinamento eu falo da importância em ter uma boa máquina e um moedor separados, já que as máquinas compactas não darão a precisão que um bom barista precisa para se profissionalizar.
Mudança de vida mas levando o sonho junto…
Marcelo me contou que morou no Japão por 21 anos antes de decidir ir para a Austrália. Tudo começou quando ele e sua esposa foram padrinhos do casamento de seu primo em dezembro de 2015.
Ele passou duas semanas no país e se encantou pelo lugar devido ao salário e à qualidade de vida. Além disso, seu primo o incentivou muito a se mudar para a Austrália, o que bastou para que meu aluno tomasse essa decisão.
Marcelo também conta que ficou impressionado com a quantidade de cafeterias que o país possui, pois os australianos têm uma atenção muito especial em relação ao café e viu uma boa oportunidade para sua vida. Assim ele se mudou em outubro de 2016 com a esposa Akemi, que também foi minha aluna (de outro curso).
Trabalho como Barista na Austrália
Marcelo realizou a mudança e para sua felicidade não demorou muito para começar a trabalhar como barista. Pois como havia treinado bastante no Japão, já estava mais do que preparado para trabalhar.
Ele fala que até antes da pandemia ocorrer o trabalho dele era de barista/bartender, mas agora lidera uma equipe com mais quatro baristas em um Coffee Shop, sendo responsável por todo o abastecimento e funcionamento da loja.
Ele conta que não foi tão fácil se ajustar, afinal é um grande desafio, mas revela que quando acreditamos em nosso potencial fica mais fácil se adaptar a cada situação.
Marcelo gosta muito de café espresso e chai latte, mas bebe mais espresso durante o trabalho, pois diz que por meio dele consegue identificar a acidez e as notas de sabor para ajustar o moedor.
Os seus clientes gostam que o café da manhã seja acompanhado de ovos e torradas e os cafés mais vendidos na cafeteria são: Cappuccino, Latte, Flat White e Long Black, além de bebidas geladas que são muito consumidas durante o verão.
E conta que sua maior satisfação é ver seus clientes agradecerem por seu trabalho e virem todos os dias pelo café. Diz que essa sensação não tem preço e que isso é ser um barista de verdade.
Nem preciso dizer que o relato de Marcelo me deixou muito feliz. É muito bom ver um aluno meu alcançar o sucesso e ser capaz de crescer na profissão de barista na Austrália ou em qualquer outra parte do mundo.
Espero que essa história sirva de inspiração para você que tem vontade de fazer algo mas ainda está em dúvida.
Quando você gosta de algo de verdade é importante correr atrás, pois conforme você vai caminhando as oportunidades vão se abrindo. Basta apenas ter a coragem de dar o primeiro passo.
Nos vemos no próximo artigo,
Com Amor e Café,
Link permanente
Lindo relato Rose . Seu blog esta maravilhoso. Beijos no coração.
Link permanente
Livia querida, obrigada. Quero um dia em breve, poder contar a sua historia também.
Beijos cafeinados #estamosjuntosnessesonho