De Volta a Shirahama: Um Lugar Encantador

Olha como o tempo voa… já se passou um ano desde que viajei para Shirahama pela primeira vez. Com a situação atual que estamos vivendo eu aguardei ansiosamente pelo final do feriado para poder retornar a esse lindo lugar que ficou grudado na alma.

Sabe aquele local que você visita e quando você se lembra, o coração fica quentinho? Pois é, esse é o meu caso de amor com Shirahama.

Neste artigo vou contar a você como foi o meu retorno para esse belo local e dar uma dica muito legal de uma pousada incrível e que acredito que você irá se encantar.

Pousada “A Millions Roses”

Shirahama Ohama é uma bela praia que fica na cidade de Shimoda, que fica a cerca de 4 horas daqui (de carro e usando a rodovia expressa)  na península de Izu.

No ano passado havia ficado em um local extremamente fofo, mas no caminho para a praia passei em frente a uma pousada com uma fachada linda e o nome dela, “A Millions Roses” chamou muito minha atenção.

Pensei comigo…. com esse nome deve ser realmente maravilhoso 😇😇😇 Assim dessa vez, fiz diferente e agendei para ficar lá e….nossa, como foi bom seguir o meu instinto!

Tive minha primeira impressão positiva já na recepção. Os donos são extremamente gentis e tratam os hóspedes como se fossem da família. Ali eu me senti abraçada, como se estivesse na casa da minha Oba-chan (avó japonesa).

Essa pousada fica a 150 metros da Praia de Shirahama Ohama. Ela tem duas estrelas e conta com restaurante privativo gratuito, lounge compartilhado e jardim.

Os quartos tem ar-condicionado, Wi-Fi gratuito, guarda-roupa, TV com tela plana, banheiro privativo e geladeira. Além disso, a pousada ainda conta com quarto-família. Com um quarto confortável e uma janela com vista para o mar, pude resgatar a paz que fui buscar.

Ainda conta com um ofurô particular e que funciona 24 horas. Os hóspedes podem usá-lo de forma individual. Basta colocar a plaquinha de ocupado e pronto, é tudo seu.

O painel te dá a impressão que você está tomando banho com as rosas.

Achei isso bem legal, já que normalmente em hotéis os ofurôs são compartilhados por todos os hóspedes, apenas separados por sexo. Esse foi mais um ponto positivo.

O café da manhã assim como todas as refeições foram canceladas devido ao aumento de casos do coronavírus. Como eu já sabia disso levei algumas peças para decorar uma mesa e comprei alguns itens de café da manhã.

Para aproveitar a melhor luz do dia, me preparei e levantei às 4h30 para preparar meu café da manhã no belo jardim da pousada.  Não me arrependo, pois quando vejo as fotos sei o quanto valeu a pena madrugar.

Com um pouquinho de boa vontade e criatividade você poderá transformar um dia simples em um dia único!

As Bananeiras de Shirahama

Até hoje me impressiono com a quantidade de bananeiras carregadas com bananas pois onde moro não é comum ver plantações de bananas.

Não sei se você sabe, mas as bananas começaram a ser cultivadas no sudeste da Ásia e geralmente se desenvolvem melhor em uma temperatura de 20 a 29°C.

No entanto pesquisadores da D&T Farm, na Prefeitura de Okayama, desenvolveram uma técnica diferente de cultivo que se chama “Freeze Thaw Awakening”, em que as mudas de banana são congeladas a -60°C e são plantadas enquanto começam a descongelar.

Segundo os cientistas essa condição remete ao final da era do gelo, quando as plantas se desenvolviam em temperaturas frias.

O resultado é que esse processo torna seu desenvolvimento mais rápido, assim essa banana, que é chamada de Mongee, que significa “incrível ”no dialeto de Okayama, consegue se desenvolver em apenas quatro meses, bem diferente da banana tropical que leva o período de dois a três anos. Bacana, não é?

Se quiser saber mais sobre esse método fantástico deixarei o link do site oficial aqui. 

A Cachoeira Joren

No retorno para casa parei para conhecer a famosa Cachoeira Joren. Do observatório é possível ver sua beleza e imponência.

Essa bela cachoeira se encontra entre as cem melhores do Japão, sendo a maior em Mt. Amagi. Ela conta com 25 metros de altura, 7 metros de largura e 15 metros de profundidade.

Pesquisadores contam que há 17 mil anos a cachoeira foi formada por fluxos de lava do Mt. Hachikubo. Uma das provas segundo eles são as rachaduras nas colunas feitas pelo esfriamento da lava.

Outro fato interessante sobre a Cachoeira Joren é que a famosa cantora enka japonesa Ishikawa Sayuri criou uma música em sua homenagem, que se chama “Amagi-goe”.

Essa música conta uma história trágica sobre um amor possessivo e utiliza o cenário da Cachoeira Joren e do Monte Amagi para ilustrá-la.

Para chegar até a cachoeira tem uma escadaria imensa, 200 degraus abaixo, descer é fácil mas a volta pode ser penosa caso você não tenha o hábito de caminhar, mas para quem se aventurou a subir o Monte Fuji no ano passado, essa foi moleza.

O que me surpreendeu nesse local também foi o cultivo de wasabi (raiz forte usada na culinária japonesa). Os campos dessa planta crescem ao longo do córrego da montanha e são considerados monumento natural da Prefeitura de Shizuoka.

E nas pequenas lojinhas você poderá adquiri-lo frescos ou vários produtos derivados dessa raiz.

É impressionante o local do cultivo de Wasabi

Realmente retornar a Shirahama foi especial, sendo muito bom para desanuviar a cabeça de tantas tristezas acontecendo devido a essa pandemia do coronavírus.

A cidade de Shimoda também é muito bonita e tranquila, principalmente de manhã. Se você tem o costume de acordar cedo, pode tomar um café com calma e conversar com os gentis moradores locais.

O cenário é encantador, sendo composto pelas plantas locais e a beleza litorânea que normalmente  é capaz de trazer calmaria, nesse caso porque sempre opto em viajar após os feriados.

A Cachoeira Joren é uma atração à parte e que merece uma visita, apesar da cansativa escadaria, com certeza é uma experiência que vale a pena.

E você poderá encerrar esse passeio com um sorvete salgado de wasabi…..hummm essa eu passei! O horário de funcionamento é das 8:30 às 16:30. A cafeteria fica aberta das 11:00 às 15:00hs.

Falando em café…..você sabe realmente comprar café? Como Barista, eu não poderia deixar passar essa oportunidade de te dar uma dica valiosa. Deixarei um artigo abaixo. Nos vemos no próximo artigo ♥️☕️

2 Comentários


  1. Lindo o lugar. Ta lindo o blog. Me sinto viajando e sentindo tbm os aromas do cafe

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *