O Barista está em sempre em busca de novidades para fazer o café perfeito. Por isso sempre estamos fazendo experiências e criando e recriando formas de preparar essa bebida tão deliciosa com uma história antiga que remonta o século IX, tendo origem as terras altas da Etiópia.
E falando um pouco de sua história, sabia que a palavra “café” é originária dos árabes? Sim ela é relacionada à palavra árabe quahwa que significa vinho, porque a planta havia se tornado importante para o povo árabe. Tem um artigo completo falando desse assunto aqui.
Para uma barista não poderia ter uma coleção melhor do que a de xícaras. Afinal é essa peça que abriga o café, que é uma bebida tão especial para mim e a que tanto me dedico.
Eu acredito que quando somos apaixonados pelo nosso trabalho, acabamos nos tornando colecionadores de algo relacionado. E é sobre isso que venho contar neste artigo em que mais uma vez estou falando com vocês meus queridos leitores, sobre a minha bonita e especial coleção de xícaras.
Como Tudo Começou….
E como toda coleção tem um início saiba que a minha primeira xícara comprei na Tailândia quando comecei a trabalhar lá com suporte em viagens. Ela é feita de porcelana tailandesa, dourada e com um lindo design.
Apesar de ser toda dourada, não é extravagante, mas tem uma elegância sem igual. Essa peça foi um pouco cara (faltou eu pechinchar mais na época) e acabei comprando apenas uma.
A partir daí foi quando comecei a viajar mais e isso contribuiu muito para aumentar a minha coleção. Em todas as viagens eu sempre procuro trazer algum artigo para o meu acervo e as trago em minha bagagem de mão para não ter risco de danificá-las.
Além de representarem um pouco da viagem que eu fiz e eu ter como recordação, eu utilizo as xícaras para as minhas aulas. É muito bacana envolver os alunos com o preparo de bebidas inusitadas tendo os utensílios corretos.
E em parceria com a Decore Festas by Amanda resolvi aderir a onda das canecas personalizadas e aumentar um pouco mais a minha coleção. Elas ficaram perfeitas!
Cada Peça é Especial
Duas bebidas que eu incluí na lista do curso, eu tenho o kit completo, que é o chá marroquino e o café turco/árabe, este que tem inclusive uma réplica do moedor.
Existe uma infinidade de modelos de xícaras turcas. As que escolhi são lindas e dão um charme muito especial à minha coleção, assim como a forma de preparo do café, que aprendi lá mesmo na Turquia. Faço a demonstração e sirvo da forma tradicional, sem coar o pó.
Devido a essa forma de preparo, é normal sobrar um pouco de pó no fundo. Por isso é comum nos países do Oriente Médio encontrar mulheres que dizem ser capazes de ler o futuro através da borra depositada no fundo da xícara.
Essa prática é conhecida como cafeomancia, e as pessoas que a praticam dizem serem capazes de ler e interpretar as borras de café. É uma arte muito comum entre os povos árabes.
E falando em povos árabes, a chaleira e xícara marroquina, tradicionais na casa de toda família árabe, foram o meus objetos de desejo assim que cheguei a Marrakech. Por todo lado, até no meio da paisagem árida do deserto marroquino, era possível adquiri-las.
Com as mulheres marroquinas aprendi a preparar o tradicional chá elaborado com chá verde, hortelã e açúcar e ainda pude aprender o segredo para manter a chaleira sempre linda. Essa bebida deliciosa e refrescante surpreende até quem não gosta de chá.
Xícaras Japonesas
Além de trazer peças para a coleção a cada viagem, eu adoro procurar peças em lojas daqui do Japão também. Em lojas de antiguidades é possível achar lindíssimas xícaras exclusivas e sem preconceito algum, eu tenho algumas peças lindas também das lojas Daiso.
A marca Origami é uma marca japonesa de xícaras para cafeterias, a minha preferida e acredito que a de todo barista japonês. Possuem o preço mais elevado, mas não quebram, pois têm aquela qualidade japonesa que aproxima o máximo possível da perfeição tudo o que fazem e fabricam.
Cada xícara carrega uma história, uma viagem, um aprendizado ou uma técnica de preparo e poder ter uma grande coleção é poder enxergar quantas experiências importantes eu já vivi e me faz querer buscar sempre por mais.
Pois no final das contas é a xícara que torna o “servir o café” tão especial e ter um utensílio com uma história tão interessante permite que eu me empenhe constantemente em preparar essa deliciosa bebida.
Pois saber como fazer o café de diversas formas, sabendo explorá-lo em vários aspectos, sabores e aromas é mais do que uma profissão para mim, é uma grande paixão que tenho pelo que faço e que sempre me encoraja a me desenvolver cada vez mais.
Link permanente
Tá lindo o blog! Histórias inspiradoras! Acredita também fico peregrinando por aí atrás de umas xícaras maras! Bjs Pra vc Rose
Link permanente
Obrigada querida, é assim que começa uma linda coleção. Bjosss