Já estive duas vezes na Capadócia, em estações diferentes e sei que voltarei mais vezes. Misteriosa, encantadora e única.
Não é à toa que serviu de cenário para filmes de Hollywood, como “Guerra nas Estrelas”, de George Lucas e “Motoqueiro Fantasma – Espírito de Vingança”, com o ator Nicolas Cage.
Com um local que mais parece um filme de ficção científica, temos uma das mais fascinantes paisagens do planeta. Vamos dar um mergulho neste lugar cheio de tradições, cidades subterrâneas, chaminés encantadas, que foi o berço de um grande guerreiro: São Jorge.
Localização
A Capadócia está localizada na região de Anatólia Central, no centro da Turquia, a 700 km de Istambul. De grande importância histórica e turística para o país, a área tem na sua formação cidades e vilas.
Fica situada num planalto de 1000 metros de altitude. Seu relevo é o resultado da formação de cordilheiras e atividades vulcânicas há milhões de anos. Sua geologia é consequência de fenômenos vulcânicos e da erosão.
O clima é continental, apresentando verões e invernos rigorosos: altas temperaturas e ocorrência de neve, respectivamente.
Origem e História
Capadócia, do vocábulo hitita Katpadukia, significa “terra dos cavalos de raça”. A região de Anatólia teve seus primórdios no milênio 7 a. C., mas existem registros de que a terra de São Jorge já teria principados independentes nos milênios 6 e 5 a. C..
Abrigou em suas terras diversos povos, como os hatitas, hititas, assírios, persas, gregos, romanos e otomanos, além de ter passado pelos domínios de impérios da Grécia, Pérsia, Hitita, Roma.
Também foi uma área onde cruzavam rotas comerciais entre a região oriental e cidades do litoral turco, como Pamukkale e Éfeso, participando da comercialização de produtos e especiarias orientais, a fim de revender para os europeus.
Pelo porto de Éfeso, via mares Egeu e Mediterrâneo, as mercadorias eram levadas para países como Itália. Outro caminho era a travessia do Estreito de Bósforo, chegando à Europa pela Bulgária, Romênia e Alemanha.
Cidades Subterrâneas
A Capadócia tem em seu território mais de 100 cidades subterrâneas, sendo 37 abertas para visitação pública. Surgidas nos séculos VI e VII, quando persas e árabes fizeram uma invasão à região. Os cristãos bizantinos que lá moravam fugiram por túneis secretos.
Em 4000 a. C., foi construída uma delas: Derinkuyu, a mais profunda cidade subterrânea. Consiste em 20 níveis subterrâneos, com armazéns, cozinhas, bares, poços de água, templos, estábulos e um sofisticado sistema de ventilação que fazia com que o ar chegasse a níveis de alta profundidade.
Kaymakli tem 4 andares onde é possível o trânsito de visitantes, sendo uma das maiores cidades subterrâneas da Capadócia. Existiam lá locais destinados a animais, preparação de vinhos, comidas, além de quartos. Fundada em meados de 1200 a. C., teve uma população morando por lá até o século XIII.
Eu fiz esse tour. Antes de entrar na caverna, o guia pergunta se tem alguém com problemas cardíacos ou pressão alta, porque o passeio nesse caso não é indicado. Ele esqueceu de perguntar se tinha alguém claustrofóbico no grupo. Eu!
Se esse também for o seu caso, eu não aconselho a incluir esse tour no seu pacote, porque depois que está lá dentro, fica complicado voltar.
Temos que seguir o guia, muitas vezes passando por túneis bem estreitos e quase rastejando para chegar até o outro cômodo. Fiz um esforço enorme para concluir o passeio e não atrapalhar o grupo.
Derinkuyu e Kaymakli forma declaradas em 1985 Patrimônio Mundial pela UNESCO. Foram locais que serviram de esconderijo à todos aqueles que fugiam da perseguição religiosa feita na região.
São Jorge da Capadócia
E o São Jorge, que eu nem sabia que era turco? Pois é, ele nasceu na Capadócia em 275 e se mudou para a Palestina com sua mãe, ainda criança, após a morte de seu pai. Sua família tinha posses, mas ele serviu no exército romano, chegando a guarda do imperador Diocleciano.
Quando sua mãe faleceu, Jorge doou toda a sua herança aos necessitados. Como o imperador deu ordens para prender todo o soldado romano que fosse cristão e São Jorge era devoto da fé cristã, acabou na cadeia.
Era um dos melhores da tropa: por conta disso, Diocleciano fez de tudo: foi de oferecer dinheiro e escravos a submetê-lo a todo o tipo de tortura, acreditando que o combatente mudaria de idéia. O mais irônico é que até a esposa do imperador se converteu ao cristianismo, mas São Jorge em nenhum momento renegou a Jesus, reafirmando sempre sua fé.
Jorge da Capadócia foi degolado em 23 de abril de 303, na Ásia Menor. O fato só fez crescer a devoção ao santo, tanto que atualmente é conhecido no mundo inteiro, além de ser padroeiro de países como a Inglaterra e Portugal, além de times de futebol, como o Corinthians, no Brasil.
Na Capadócia, existem igrejas com a sua imagem em Goreme. Mais especificamente na Capela de S. Basileus, na Igreja de Santa Catarina, na Elmah e na “Igreja das Serpentes” – Iylanh. Nesta última, encontra-se a pintura com a imagem de São Jorge a cavalo desferindo a lança em um dragão, ou nas serpentes, como o nome já diz.
Os Hotéis Cavernas
A Capadócia possui vários hotéis cavernas, uns mais simples e outros extremamente luxuosos. O preço é mais caro que um hotel convencional, mas eu indico, porque essa poderá ser a sua única vez nesse lugar.
As paredes rochosas do hotel caverna combinadas a ambientes decorados com muito luxo e modernidade dão uma sensação de relaxamento e muito conforto: a união do histórico com o atual.
Além disso, os hotéis cavernas oferecem restaurantes, serviços turísticos com direito a passeios a cavalo, terraço, varanda ou jardins privativos, salas de massagens e vistas estonteantes dos seus quartos.
Chaminés de Fada
As Chaminés de Fada ou Chaminés Encantadas são formações cônicas que têm no topo uma rocha maior a fim de proteger a erosão, sendo que com o passar do tempo e a ação dos agentes erosivos, não será mais possível fazer a sustentação do bloco.
São formas de relevo muito raras e curiosas, presentes em vários pontos da Capadócia. Um destes locais é o Vale de Dervent, onde existem igrejas, entre elas, da era bizantina, e casas antigas escavadas nas rochas. Estas casas parecem um formigueiro: não dá para acreditar que alguém mora ali.
Göreme
Göreme, vila pequena da Capadócia, possui uma vista panorâmica deslumbrante. Quando é enfeitada pelos balões, fica mais linda ainda.
O Museu a Céu Aberto é um agrupamento de monastérios escavados, contendo pinturas nas rochas. Em 1984, foi declarado como Patrimônio Mundial da UNESCO.
O Parque Nacional de Göreme, com uma área de 9.576 hectares, também recebeu o mesmo título da UNESCO, no ano de 1985.
Árvore dos Potes e Árvore dos Pedidos
Destaques para os costumes da Capadócia demonstrados em duas árvores:
– A Árvore dos Potes, iniciativa dos artesãos locais para chamar a atenção, colocando potes de barro nas árvores;
– A Árvore dos Pedidos, espécie de árvore onde os moradores da Anatólia depositam pedidos, por acreditarem que ela tem poderes e irá realizar os seus anseios.
Vale do Pombo
Pigeon Valley ou Vale do Pombo, é um local da Capadócia com uma quantidade enorme de pombos. Estes animais foram usados para entregar cartas e mensagens, como um meio de comunicação.
Dentre a sua arquitetura, é possível visualizar pombos e chaminés esculpidos nas rochas. As chaminés serviram de local para que os cristãos pudessem se esconder dos romanos, nas perseguições.
O Colorido dos Balões na Capadócia
O passeio de balão é indispensável. Para fazer esse vôo extraordinário pelas belezas da Capadócia, basta comprar um pacote em uma das dezenas de agências espalhadas pela cidade.
Uma certa disposição também, porque o guia passa para pegar a gente às 5 horas da manhã. Significa levantar muito cedo. Mas é inesquecível e vale as horas de sono perdidas.
Enquanto os balões estão enchendo e esperam o melhor momento (e o vento) para subirem, o local antes deserto vai se colorindo. O horário do voo depende do horário em que o sol nasce. Durante o ano, varia entre 5h15min e 7h.
Um pequeno café da manhã é servido para aguardar a hora certa e vamos conhecendo as pessoas, vindas de vários lugares do mundo.
O voo custa em média, 90 euros (tudo depende da negociação com a agência) com duração de cerca de 1 hora, 1h30min e dependendo do tamanho do cesto, podem embarcar junto de 12 a 24 pessoas. Aconselho fazer a reserva do pacote com 4 semanas de antecedência, se quer fazê-lo no verão.
O colorido dos balões, da paisagem e a oportunidade de conhecer pessoas fazem do passeio algo especial, dentro do rol dos eventos oferecidos pelo mundo.
Nevşehir, Avanos, Ürgüp e Özkonak
Nevşehir é a cidade capital do distrito com o mesmo nome, com altitude de 1224 metros, que fica a 290 km da capital, Ancara, ao sul. Foi criada como uma colônia hitita, servindo, junto com Göreme, de esconderijo aos perseguidos pelos romanos.
O turismo de Nevşehir superou a produção de tapetes e vinhos como atividade econômica, principalmente pela presença de cidades subterrâneas, chaminés encantadas e igrejas.
Avanos
Avanos é uma cidade da Província de Nevşehir, a 18 km de Nevşehir, ao norte. Tem uma área de 994 km². Sua altitude é de 920 metros.
Com achados arqueológicos de 5 mil anos atrás – Era do Bronze, foi um dos centros mais importantes do reino da Capadócia, mantendo sua importância ainda no Império Bizantino e decaindo anos mais tarde.
A cidade é atravessada pelo maior rio da Turquia, o Kizilirmak, que tem 4 pontes para ligar os pontos da cidade, tendo várias restaurações ao longo dos anos.
Os pontos turísticos localizados na cidade são a Mesquita Sedijúcida de Aladdim e a Mesquita Otomana de Yeralti. Nas proximidades de Avanos, o Complexo Monástico de Zelve, a Igreja de João Batista e de Nicéforo Focas (em Cavuşin).
Ürgüp
Cidade pertencente à Província de Nevşehir, com área de 555 km² e altitude média de 1000 metros, Ürgüp fica a leste de Nevsehir em 20 km.
Um dos principais assentamentos mais antigos da Capadócia, situada junto ao Cerro dos Desejos, é muito peculiar em sua geologia e na riqueza de seu patrimônio histórico, de grande importância.
Com vários hotéis cavernas instalados na cidade, as chaminés de fadas também estão presentes em Ürgüp. Sem contar as igrejas, museus e monumentos. Além das atividades turísticas, é conhecida também pela vinicultura e pela tapeçaria.
Cidade Subterrânea de Özkonak
Özkonak fica situada na encosta do Monte Idis, a 14 km a nordeste de Avanos. Numa área de granito dos vulcões, suas galerias se espalham em uma enorme extensão e ligadas umas às outras por túneis.
Latif Acar descobriu esta cidade em 1972, tentando saber o motivo da água dos seus campos descerem para baixo do solo. Foi achando as salas e quartos aos poucos. De 10 andares, 4 estão abertos para visitação pública.
Possui sistema de ventilação e poço de água, além de buracos cuja finalidade era atingir os inimigos com óleo fervendo.
Como Chegar:
Se você está em Istambul, é melhor chegar à Capadócia de avião. O voo leva 1h15min de duração, enquanto uma viagem pelo chão levaria cerca de 13 horas.
Existem dois aeroportos que podem fazer o trajeto: o Aeroporto de Nevsehir, que fica a 40 km de uma das principais cidades da Capadócia, Göreme; e Kayseri Erkilet Airport, na cidade de Kayseri, com mais voos diários e internacionais, mas a 76 km de Göreme.
Para sair do aeroporto e ir até o seu hotel, a melhor dica é um transfer, compartilhado ou privado. Os valores giram em torno de 10, 15 euros.
Têm as opções do ônibus e do carro, mas levam muitas horas. Se não tem problemas quanto ao tempo e deseja economizar na viagem, são ótimas alternativas.
No ônibus, ainda existe o detalhe de ter de sentar ao lado de uma pessoa do seu mesmo sexo. De Istambul a Göreme, são 730 km; já de Ancara até lá, 290 km.