Istambul: Amor Dividido Entre 2 Continentes

Eu tenho um caso de amor com Istambul desde a primeira vez que a vi. E quero dividir com vocês. Das paisagens construídas pelo homem até aquelas feitas pela Natureza.

História, cultura e curiosidades da cidade dividida entre os continentes europeu e asiático, tendo passado e presente reunidos em um só lugar.

Turquia Dividida em Dois Mundos

Caí de para-quedas em Istambul. Isso mesmo; posso usar esta expressão porque o meu destino, na verdade, era outro: o mundial de Baristas na Dinamarca.

Só que para chegar até lá foi preciso fazer uma escala no meio do caminho, no caso, na Turquia.

Tóquio – Copenhagem via Istambul

Não tinha idéia nenhuma do que eu iria encontrar. Cheguei em uma cidade com cerca de 15 milhões de habitantes dividida entre Europa e Ásia.

O Estreito de Bósforo – união entre o Mar Negro e o Mar Mediterrâneo, que separa os dois continentes. Duas pontes possibilitam o trânsito de um continente ao outro: de Bósforo e do Conquistador.

Nunca vou esquecer do momento em que vi, lá da janelinha do avião, aquela cidade gigante rodeada por um azul intenso do mar mediterrâneo e as mesquitas com suas torres pontiagudas.

Foi amor à primeira vista, mesmo após o desembarque com o ar assustadoramente quente, bem típico do verão turco.

Passado o primeiro choque com o calor e a cultura local, fui me embrenhando pela multidão do aeroporto, já prevendo que na volta da Dinamarca eu pararia ali novamente.

Sem ter me organizado financeiramente para esticar uma viagem em outro país, o jeito foi procurar um local barato para me hospedar e esticar a grana.

O bacana de viajar é a oportunidade de conhecer pessoas de tudo que é canto do mundo. Muitos turistas não compram pacotes em agências de turismo e ficam mais perdidos que você no aeroporto.

Eu não aconselho a fazer isso, ainda mais se você não fala nada de inglês. Isso pode te custar muito caro, além de que, se for alta temporada voce correrá o risco de ficar na rua. Não foi o meu caso, mas fica a dica.

Entre mapas e conversas, conseguimos reservar (em menos de 10 minutos, já éramos um grupo 😁)  num albergue bem no centro de Sultanahmet! 15 liras turcas, na ocasião o equivalente a ¥2,000 a diária com café da manhã. Tava dentro!

Foi a minha primeira experiência num Hostel. Fiquei num quarto exclusivamente para mulheres, 10 mulheres em 05 beliches para ser mais exata!

Os quartos eram bem limpos, o pessoal da recepção tá sempre de bom humor, a localização é perfeita, você percorre os pontos turísticos a pé e o café da manhã por esse preço não se pode exigir muito não é?

Tem um terraço aconchegante cheio de tapetes, aliás Istambul é uma cidade atapetada, o que a deixa mais charmosa ainda. Vou deixar o link do hostel aqui. www.bahausistanbul.com

Bahaus Hostel

Quero ressaltar que estou apenas contando uma experiência que eu tive, mas eu prefiro me hospedar em um dos hotéis espalhados pela cidade. E tem hotéis para todos os bolsos.

O meu preferido é o Deluxe Golden Horn Hotel, pelo conforto, boa localização, inesquecível café da manhã e com uma vista de tirar o fôlego.

Interior do Deluxe Golden Horn Hotel com uma vista maravilhosa. Como não ser feliz?

Voltando ao clima, no verão é muito parecido com o do Brasil, mas com variações bruscas de temperatura: no verão, pode chegar a 38°C; já no inverno, oscila conforme o lugar, chegando ao ponto de nevar em algumas regiões.

Istambul é a maior cidade da Turquia e a 4ª maior cidade do mundo, ficando atrás das chinesas Xangai e Pequim e da paquistanesa Karachi.

No lado asiático, tem a maior parte dos habitantes; porém, recebe menos visitantes. Já no seu lado europeu, o Chifre de Ouro, um braço de mar acaba dividindo esse território em 02 pedaços. A Ponte de Gálata liga as partes.

Istambul é a capital da área metropolitana, que pertence a região de Mármara. É o principal polo industrial, comercial, cultural e universitário da Turquia, embora a capital do país seja Ancara.

O colorido e a variedade da culinária turca, que enchem os olhos e alegram a alma

De Bizâncio a Istambul: Fusão de Várias Culturas

Fundada em 667 a.C., já foi dominada por gregos, romanos e otomanos. Chamada de Bizâncio quando foi constituída pelos gregos; Constantinopla, em 262, com a chegada dos romanos; e Istambul, quando os otomanos dominaram a região.

Até 1923, foi sede do Império Romano e, posteriormente, dos otomanos, além de ser a capital administrativa da Província de Istambul.

Pelo número de povos que dominaram o território de Istambul, dá para perceber que pessoas de várias partes do mundo vivem aqui. Por conta disso, existem diversas comunidades religiosas, como a cristã, a muçulmana e a judaica.

Em 1985, a UNESCO declarou algumas zonas históricas da parte européia como Patrimônio Mundial. Já em 2010, a União Européia declarou Istambul como a Capital Européia da Cultura.