Dia dos Namorados – com Amor & Café

No dia 14 de fevereiro é comemorado o Dia dos Namorados em países como Estados Unidos, Austrália, China, Coréia do Sul, Japão, África do Sul e México. A data é conhecida como Valentine’s Day.

Vamos relembrar como se originou, os formatos pelo mundo e uma receita divina de Café Vienna, para beber com o seu amor e aquecer essa noite fria de inverno.

Lindo de se ver, um casal que envelhece junto. Photo: Divulgação

A história por trás da data

Valentine’s Day ou Dia de São Valentim é comemorado nesta data desde o século V, mais precisamente no ano 496, sendo o Papa Gelásio seu declarante oficial, como uma maneira de prestar homenagem ao santo.

Entre as várias versões da história que existem, em uma delas, no século 3, em Roma, Valentim (chamado por uns de bispo e por outros, de padre) foi um defensor dos casamentos.

O Imperador Claudio II tinha a crença de que o soldado, depois de casar, tinha um rendimento muito baixo em comparação com o período em que era solteiro. Assim, acabou proibindo as uniões.

O sacerdote, ao contrário, acreditava que casar era algo programado pela Divina Providência. Reagiu desobedecendo às ordens do Imperador: continuou organizando cerimônias, mas de maneira secreta.

Descoberto o seu segredo, foi preso e condenado à morte em 270.
Na prisão, enquanto esperava pela sua execução, recebia de jovens muitas flores e bilhetes, salientando no quanto ainda acreditavam na força do amor.

Apaixonou-se pela filha de um dos carcereiros. A moça era cega, mas de forma milagrosa começou a enxergar.

Antes da execução da pena, que seria no dia 14 de fevereiro, Valentim escreveu uma carta para a amada, assinando como “do seu Valentim”, criando o hábito da troca de cartões entre os enamorados. Nesta mesma data, foi executado, pagando sua pena.

A comemoração da data foi efetivada após dois séculos, com a tradição que nasceu no festival Lupercalia. Funcionava da seguinte forma: por ser algo que celebrava a fertilidade, o costume romano que ocorria na metade do mês de fevereiro consistia em um sorteio feito pelos jovens de nomes de moças que estavam em uma caixa.

Ali mesmo começava o namoro, que poderia evoluir para um casório.
Todos os anos, milhões de cartões são trocados no Valentine’s Day, sendo, depois do Natal, a segunda data mais popular.

Curiosidades – O Valentine’s Day pelo Mundo

O Dia dos Namorados tem formatos ou nomes diferentes em algumas partes do mundo:
– Em países da América Latina como México, Costa Rica, Panamá, Peru e Guianas, a data é chamada como Día del Amor y Amistad, sendo também celebrada a amizade;

– Nos Estados Unidos e Europa, a data possui um forte apelo comercial, gerando movimento e bons lucros para as suas economias;

– Na Coréia do Sul, assim como no Japão, as namoradas presenteiam os namorados e amigos com flores e chocolates. Já no dia 14 de março, é a hora dos homens presentearem suas namoradas, no White Day, que será tema de outro artigo;

– Em países como Malásia, Índia e Tailândia, a troca de presentes é entre familiares mais chegados, casais e amigos;

– Em Taiwan, tem o nome de Hearts Day – Dia dos Corações;
– Na China, são os homens que dão às suas amadas chocolates e flores;

– Na Oceania e na África, mais especificamente na África do Sul, a comemoração é feita com troca de cartões;

No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho, deixando o dia próximo da que homenageia Santo Antônio – 13 de junho. A idéia de aproximar as data foi do publicitário João Dória, com um viés mais comercial.

Uma Receita de Café para esquentar o coração

Para esquentar o coração e presentear a sua cara metade, apresento uma receita simples de Café Vienna. É uma mistura de café, chocolate meio amargo e chantilly. Muitas pessoas que vêm fazer o meu Curso de Barista nunca tinham experimentado e se apaixonam pela bebida.

Café Vienna

Ingredientes para uma bebida de 200ml:
– 1 espresso (de preferência com grāos moídos na hora)  Dica: você poderá usar a cafeteira manual French Press uma charmosa opção e foi um dos artigos publicados (artigo aqui)
– 20ml de Baileys ou a mesma medida de chocolate amargo picados em pedaços (opção para quem não gosta de álcool)
– Misture, acrescente o chantilly para decorar e dar a cremosidade que a bebida pede. Sirva em seguida. Bem simples não é? Com uma receita maravilhosa dessas, só resta viver o amor e ser feliz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *